Unidade de Angiografia Digital e Cardiologia de Intervenção do HESE promove o único curso de OCT-OFDI do país

Decorreu, dia 10 de fevereiro, no Hospital de Évora, o curso de  OCT-OFDI, organizado pela Unidade de Angiografia Digital e Cardiologia de Intervenção (UADCI). Trata-se da décima edição deste curso, que decorre há quatro anos, com o intuito de dar formação eminentemente prática, “hands-on”. As angioplastias efetuadas são guiadas através das imagens fornecidas por tomografia de coerência ótica (OCT). A OCT é uma técnica de imagem já há muito utilizada em diversos campos da Medicina e que, na aplicação à cardiologia de intervenção, permite visualizar o interior das artérias coronárias com um detalhe previamente inacessível. A tecnologia OFDI que se utiliza na UADCI é a mais avançada no que respeita ao OCT coronário e foram os primeiros a nível nacional a tê-la disponível.

Segundo Lino Patrício, Coordenador da Cardiologia de Intervenção do HESE EPE, esta Unidade foi o primeiro centro do país a realizar este curso, há 4 anos atrás, e em cada edição contou com participantes de todo o mundo, até hoje, já contou com participantes vindos de Espanha, Rússia, entre outros, o se considera muito prestigiante para a unidade e para o Hospital. Para além de permitir uma ampla discussão sobre as estratégias terapêuticas mais adequadas, possibilita aos participantes ter contacto muito próximo com esta técnica e com a tecnologia.

A Unidade de Angiografia Digital e Cardiologia de Intervenção (UADCI) foi inaugurada a 19 de Junho de 2009, com a missão de dar resposta às necessidades dos utentes da região Alentejo em diversas áreas. Está em funcionamento desde então e em regime de prevenção permanente, desde Dezembro de 2012, para situações emergentes, de doentes com Enfarte Agudo do Miocárdio. É uma unidade multidisciplinar, envolvendo as áreas da Cardiologia de Intervenção, Nefrologia e Cirurgia Vascular.