Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Unidade de Angiografia Digital e Cardiologia de Intervenção do HESE promove o único curso de OCT-OFDI do país
Teve lugar no Hospital de Évora, o curso de  OCT-OFDI, dia 6 de outubro, organizado pela Unidade de Angiografia Digital e Cardiologia de Intervenção (UADCI). Trata-se da décima primeira edição deste curso, que decorre há quatro anos, com o intuito de dar formação eminentemente prática, “hands-on”.

As angioplastias efetuadas são guiadas através das imagens fornecidas por tomografia de coerência ótica (OCT). A OCT é uma técnica de imagem que permite visualizar o interior das artérias coronárias com um detalhe previamente inacessível. A tecnologia OFDI que utilizamos na Unidade é a mais avançada no que respeita à OCT coronário. A Unidade do HESE foi a primeira, a nível nacional, a tê-la disponível.

Este curso contou com a participação de sete Especialistas vindos de vários hospitais da Polónia.

“A nossa Unidade foi a primeira do país a realizar este curso. Iniciámos em 2013 e, em cada edição, contámos com participantes de todo o mundo,  Espanha, Rússia, entre outros, o que consideramos muito prestigiante para a nossa Unidade e para o Hospital. Para além de permitir uma ampla discussão sobre as estratégias terapêuticas mais adequadas, possibilita aos participantes ter contacto muito próximo com esta técnica e com a tecnologia.”, afirma Lino Patrício, responsável pela organização e realização do curso.

A Unidade de Angiografia Digital e Cardiologia de Intervenção (UADCI) foi inaugurada a 19 de Junho de 2009, com a missão de dar resposta às necessidades dos utentes da região Alentejo em diversas áreas. Está em funcionamento desde então e em regime de prevenção permanente, desde Dezembro de 2012, para situações emergentes, de doentes com Enfarte Agudo do Miocárdio. É uma unidade multidisciplinar, envolvendo as áreas da Cardiologia de Intervenção, Nefrologia e Cirurgia Vascular.