Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente do HESE marcou presença no 3º Encontro Nacional de Cuidadores Informais
No dia 5 de novembro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente (UHDP) do HESE marcou presença no 3º Encontro Nacional de Cuidados Informais, realizado no Palácio de Dom Manuel I. Este evento pretendeu assinalar o Dia Nacional do Cuidador Informal, contando com a participação de entidades, profissionais, cuidadores formais e informais e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que fechou o encontro.

A equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente foi representada por Nélson Mestrinho (Enfermeiro Responsável pela UHDP) que esteve presente como orador no Painel III: "Estatuto do Cuidador Informal: Os desafios e o necessário contributo da Saúde", sobre o tema "A Hospitalização Domiciliária e o Apoio ao Cuidador Informal".

Começando por apresentar o modelo de funcionamento do inovador CRI@HOME, Nélson Mestrinho, falou das vantagens deste modelo, vantajoso tanto para os utentes como para os Hospitais. Em seguida, apresentou a UHDP do Hospital do Espírito Santo de Évora EPE que presta assistência hospitalar diferenciada no domicílio do doente. O Enfermeiro realçou as vantagens do trabalho da Unidade para os Utentes, nomeadamente, o tratamento hospitalar no domicílio com maior conforto e bem-estar para o doente, a promoção da autonomia dos doentes e o maior envolvimento dos familiares.

O ponto final da apresentação de Nélson Mestrinho focou-se no papel desta Unidade no apoio aos Cuidadores Informais, onde a mesma presta apoio emocional/psicológico, social e financeiro aos cuidadores, através da mobilização dos recursos disponíveis, tendo ainda um papel importante na formação/capacitação do cuidador informal na prestação de cuidados aos seus doentes.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente do Hospital de Évora iniciou funções no dia 14 de dezembro de 2020 e, com menos de um ano de existência, já atendeu mais de 160 utentes: 70% dos utentes residem em Évora, 15% fora do concelho e os restantes 15% dentro do concelho.​