Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Unidade de Hospitalização Domiciliária do HESE recebe equipamentos e sistema de monitorização no âmbito do projeto europeu
A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Espírito Santo de Évora, recebeu um conjunto de dispositivos médicos e um sistema de monitorização remota de doentes, que irá permitir uma observação mais presente pela equipa médica do HESE dos doentes em regime de hospitalização domiciliária.

Conectado com medidores de tensão arterial e balanças de composição corporal, o sistema eCare desenvolvido pela EDGENEERING permite à equipa médica do HESE recolher vários parâmetros vitais dos pacientes, entre os quais, a tensão arterial, o batimento cardíaco, o peso, o índice de massa corporal e a taxa metabólica basal, e manter a vigilância constante e adequada aos pacientes em hospitalização de uma forma eficiente, não-invasiva e segura.

Para além da importância fundamental do Sistema eCare e dos equipamentos na intervenção diária da Unidade de Hospitalização Domiciliária do HESE, estes dispositivos irão assegurar as atividades de teste, demonstração e validação do projeto Europeu SPHINX.

Financiado pela Comissão Europeia, o projeto SPHINX visa o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas (toolkit) de cibersegurança para melhorar a proteção dos sistemas de informação do HESE, salvaguardando a privacidade, confidencialidade e disponibilidade dos dados dos pacientes do Hospital. Usando técnicas de simulação, estes equipamentos serão usados em atividades piloto com o objetivo de detetar eventuais vulnerabilidades no sistema e reforçar a capacidade de resposta do HESE na prevenção, atuação e recuperação de ataques informáticos.

O Projeto SPHINX, financiado por fundos europeus e inserido no Horizonte 2020 – programa de investigação e inovação da União Europeia – teve início em 2019, sendo o HESE um dos membros desde o seu começo, reforçando o seu estatuto como promotor da inovação em vários setores da atividade Hospitalar em Portugal. Salienta-se também que, após a conclusão do Projeto SPHINX, os resultados do Projeto – toolkit SPHINX, dispositivos médicos e sistema eCare – serão integrados na gestão e operação do HESE, continuando a beneficiar os utentes do HESE com um serviço de saúde de elevada qualidade.​ 

​​​​​