Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Unidade de Saúde de Alcácer do Sal recebe prémio Missão Sorriso
Decorreu no passado dia 21 de setembro,  a sessão de entrega do prémio da Missão Sorriso Continente 2016, à equipa do Projeto “3C – Conhecer, Capacitar, Controlar”, em Alcácer, que contou com a presença do Diretor da Loja Continente de Grândola, Eng. Raul Caldeira, o Presidente da Autarquia de Alcácer do Sal, Dr. Vítor Proença e o Dr. Miguel Rodrigues do Conselho de Administração da ULSLA, bem como toda a equipa de saúde da UCSP e UCC de Alcácer do Sal e entidades da comunidade.
A história de uma equipa de saúde, do seu desempenho e da sua utilidade pública, constrói-se com base na coordenação e integração dos recursos através do planeamento, organização dos serviços necessários para atingir os objetivos da instituição, num determinado contexto legal, tendo por base a segurança dos cuidados e a implementação contínua da qualidade, cuja centralidade no cliente é um conceito fundamental de excelência.

Assim, com o propósito de servir a comunidade e garantir a qualidade no âmbito das Doenças Cardiovasculares, tomando por objeto de intervenção as pessoas portadoras de Hipertensão Arterial e Diabetes cumulativamente, inscritos na extensão de saúde de Alcácer do Sal, com AVC e cuidadores, desenvolveu-se o projeto “3C – Conhecer, Capacitar, Controlar”.

Neste sentido nasceu um projeto de intervenção multidisciplinar, que visa fundamentar a importância dos cuidados de saúde numa perspetiva transdisciplinar, na garantia da promoção da saúde, na literacia e na capacitação do próprio e dos cuidadores através: da garantia da informação e acesso ao utente e família de recursos que permitam a vivência da doença crónica cardiovascular, com o menor impacto possível a nível físico e psicológico; da capacitação da pessoa portadora de Doença Cardiovascular e família, para a gestão da doença crónica; da promoção da autonomia no autocuidado; e da garantia da qualidade de vida do utente e família.

É composto por 7 eixos estratégicos:
  •  Consulta Cardiovascular de enfermagem e médica
  •  Consulta de enfermagem de Podologia
  •  Capacitar + (Visitação domiciliária)
  •  Comunicar + (Terapia da Fala)
  •  Saúde + (Fisioterapia)
  •  Cuidador
  •  Banco de Ajudas Técnicas (BAT)
Com a certeza que o Centro de Saúde de Alcácer do Sal (UCC e UCSP) irá melhorar a qualidade de vida da população onde atua, é com grande satisfação que a equipa partilhou esta notícia a toda a Comunidade e Colaboradores da ULSLA.