Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Unidades de Saúde do Alentejo iniciam projeto na área da Fisiatria
A Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) através do Agrupamento de Centros Saúde do Alentejo Central (ACES AC) e a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), em concreto o Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital Dr. José Maria Grande, iniciou um projeto que permite a Consultadoria e a Teleconsulta na especialidade de Fisiatria, permitindo-lhe desta forma ultrapassar algumas limitações.

Nesta fase inicial o projeto-piloto permite dois tipos de resposta, nomeadamente a consultadoria na UCC de Évora e na UCC de Estremoz e a Teleconsulta no Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz.

Esta parceria reveste-se de extraordinária importância pois permite que as Fisioterapeutas das Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) de Évora e de Estremoz e os Fisiatras da ULSNA possam discutir casos clínicos e planear em conjunto a intervenção, com os utentes que acompanham nos seus domicílios. Por outro lado, no CS de Reguengos de Monsaraz é possível realizar a Teleconsulta entre o Fisiatra da ULSNA e a Fisioterapeuta do Centro de Saúde, com a presença do utente, o que garante uma maior diferenciação e acessibilidade a cuidados de proximidade.