Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Unidos pela prevenção do suicídio

A Associação Brasileira de Psiquiatria, em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (a estrutura equivalente à Ordem dos Médicos no Brasil), estabeleceu uma parceria com o Serviço de Psiquiatria da ULSBA e com a Sociedade Portuguesa de Suicidologia para a realização da Campanha Setembro Amarelo em Portugal, que assinala o mês de prevenção do suicídio.
 
A campanha, iniciada em Beja há dois anos, vai abranger outras cidades portuguesas.
Desta forma, serão reforçadas as ações da Campanha Setembro Amarelo já realizadas no distrito de Beja nos últimos anos pelo Serviço de Psiquiatria da ULSBA.
 
No seu site, a Associação Brasileira de Psiquiatria regozija-se por dar “mais um passo em direção à internacionalização de suas ações”, informando que esta decisão foi tomada a 12 e 13 de abril, aquando da participação da Associação “no XVIII Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, apresentando as ações da Campanha Setembro Amarelo”.
 
Na ocasião, o Dr. António Geraldo da Silva – diretor e superintendente técnico da ABP, em reunião com o Prof. Dr. Fausto Amaro – presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia e a Dra. Ana Matos Pires – Diretora do Serviço de Psiquiatria da ULSBA e Consultora da Direção-Geral de Saúde para a Saúde Mental, apresentou todos os aspetos que envolvem a realização de uma campanha como o Setembro Amarelo.
Ainda segundo informação no site da ABP, o “Setembro Amarelo será implantado em várias cidades portuguesas, começando pela cidade de Beja e englobando outros municípios pelo país até o ano de 2020.”
Relativamente à parceria agora estabelecida, o médico brasileiro, que é também Presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL), destacou que “é uma honra poder internacionalizar as nossas ações começando em Portugal, especialmente na cidade de Beja, que é uma das mais impactadas pelo número de óbitos por suicídio em Portugal. Agradecemos aos amigos portugueses pela oportunidade de colaborar, ajudando a salvar ainda mais vidas pelo mundo. O trabalho só começou”.