Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Universidade de Évora e ARS Alentejo assinam protocolo de cooperação no âmbito dos comportamentos aditivos

Tendo como pano de fundo a celebração do Dia Internacional Contra o Uso Ilícito de Drogas, a Universidade de Évora e o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, através da ARS Alentejo, rubricaram, no passado dia 26 de junho, um protocolo de cooperação no âmbito dos comportamentos aditivos.

Dirigido a toda comunidade estudantil, trabalhadores e docentes, este acordo, têm como objetivo a promoção da saúde e a prevenção de comportamentos de risco.
Usando abordagens de capacitação de agentes, dinamização de ações de sensibilização, organização de eventos científicos, realização de ações de investigação, formação de jovens mediadores e sinalização e encaminhamento de situações de consumos de risco, pretende o CRI AC e a ARS Alentejo, dotar esta comunidade universitária, de mecanismos de gestão e resolução de problemas ligados aos comportamentos aditivos.

O compromisso público destas entidades, assinado pela Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas e pelo Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, José Robalo, constitui uma afirmação pública daquela que é a responsabilidade pública nestas matérias.

Os comportamentos aditivos, com ou sem substância, constituem problemas que urge monitorizar e acompanhar com acuidade. Os desafios do consumo abusivo do álcool, de drogas ilícitas, a promoção da saúde mental, as questões das novas dependências, entre outros desafios, exigem respostas integradas, dirigidas, eficazes e ágeis, que só uma comunidade comprometida e preparada pode assegurar.
Um passo significativo foi dado nesse sentido. Que um efeito contagiante possa ser desencadeado e alargado a todos os agentes que tem como responsabilidade a criação de uma comunidade mais cuidadora.