Serviço de Urologia do HESE apresenta nova técnica curativa da incontinência urinária

O Serviço de Urologia do Hospital do Espírito Santo de Évora, HESE – E.P.E., apresentou no dia 26 de fevereiro, uma nova técnica curativa da incontinência urinária de urgência, pioneira em Portugal.

Sob o mote, “Bexiga hiperativa pode tratar-se cirurgicamente!!!”, o  CESA/VASA LAPAROSCOPIC WORKSHOP tem como objetivo principal  a discussão do tratamento da Bexiga Hiperativa e inclui a transmissão em direto de uma intervenção cirúrgica no Bloco Operatório do HESE, E.P.E.

O CESA/VASA LAPAROSCOPIC WORKSHOP é coordenado por dois urologistas do Serviço de Urologia do Hospital do Espírito Santo de Évora, o Dr. Cardoso de Oliveira, Diretor do Serviço e o Dr. Pedro Galego, Assistente Hospitalar, ambos pioneiros desta técnica e os únicos que a realizam em Portugal.

Segundo o Diretor de Serviço de Urologia, Dr. Cardoso Oliveira, “A intervenção cirúrgica proposta, e demonstrada neste workshop, tem como objetivo o tratamento cirúrgico “curativo e definitivo” da patologia em causa, também conhecido como Incontinência Urinária de Urgência. Esta patologia afeta gravemente a qualidade de vida e tem grande prevalência na comunidade, principalmente na mulher pós-menopáusica. A Incontinência Urinária de Urgência tem sido considerada, apesar dos avanços terapêuticos, sobretudo na área farmacológica, como “não curável”, todavia, com esta nova téncica, a cura é possível.”

Este evento teve o patrocínio científico da Associação Portuguesa de Neurourologia e Uroginecologia (APNUG), Associação Portuguesa de Urologia (APU) e Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) e contou com a presença dos respetivos Presidentes e outros membros das direções destas sociedades científicas.

A formação contínua e a investigação têm sido as imagens de marca do Serviço de Urologia do HESE E.P.E. na última década, que conta também com as valências de Urologia Oncológica, Cirurgia Minimamente Invasiva “Laparoscopia e Endourologia”, Uroginecologia, Litíase e Andrologia.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Marketing, HESE-EPE