Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
V Encontro da Unidade de Saúde Pública do ACES Alentejo Central

Realizou-se no passado dia 17 de maio, o V Encontro da Unidade de Saúde Pública do ACES Alentejo Central (USP AC), inserido no âmbito da 1ª edição da Semana Europeia da Saúde Pública que teve como mote “celebrar populações saudáveis”, foi subordinado ao tema "Estilos de Vida Saudáveis ao Longo do Ciclo de Vida".

O Encontro pretendeu promover a partilha de experiências, dificuldades e sucessos de profissionais das diferentes áreas, que todos os dias contribuem para a melhoria da saúde da nossa população, desde as mais tradicionalmente associadas à expressão estilos de vida saudáveis como a atividade física, até à Saúde Mental. Este encontro teve assim como objetivo, compreender de que forma se promove a adoção efetiva de comportamentos saudáveis na comunidade, através de uma perspetiva intersectorial, transdisciplinar e de saúde em todas as políticas.

Na mesa-redonda dedicada ao papel da alimentação e da atividade física numa vida saudável, foi destacado o papel fundamental destes dois determinantes para a promoção da saúde e prevenção da doença. Falou-se da importância da atividade física na diminuição da mortalidade e da motivação dos próprios profissionais de saúde na promoção da atividade física dos seus utentes, bem como do projeto-piloto desenvolvido na UCSP do Redondo relativa à criação da consulta de prescrição da atividade física e da necessidade de transformar este projeto num recurso sólido do ACES, duradouro no tempo e reprodutível noutras unidades de saúde. Nesta mesa redonda foi dada a conhecer a elevada prevalência de excesso de peso e obesidade na população entre os 5 e os 11 anos de idade da área de abrangência do ACES Alentejo Central. Finalmente, foram apresentados os resultados de sucesso do projeto Serpente Papa-Léguas no concelho de Évora, salientando a importância da intersetorialidade na criação e promoção de ambientes saudáveis.

Já na mesa-redonda centrada na temática da Saúde Mental ao longo do ciclo de vida foi dada a conhecer a epidemiologia dos problemas de saúde mental no Alentejo, alertando-se para a baixa proporção de utentes sob tratamento adequado e para o atraso no início de tratamento na maioria dos doentes com problemas de saúde mental, tendências que se verificam a nível nacional. Nesta mesa-redonda foram apresentados os resultados da implementação local do projeto regional de prevenção do suicídio juvenil “+ Contigo” no concelho de Estremoz, salientando-se a importância de alargar a implementação do projeto a outras turmas e outras escolas da área de abrangência do ACES Alentejo Central.

No V Encontro da USP AC, a Agenda2030 das Nações Unidas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) não deixou de ser mencionada. Desde logo, o ODS 3, dedicado à saúde e que preconiza a redução da mortalidade prematura por doenças não transmissíveis através da prevenção e tratamento, e a promoção da saúde mental e do bem-estar. Também o objetivo 17, relativo às parcerias, foi muito focado, uma vez que estas são essenciais para desenvolver um ambiente salutogénico e que promova a saúde da população. Falando-se de saúde em todas as políticas não deixaram de ser discutidos temas relacionados com os ODS 4 (educação), 5 (igualdade de género) e 10 (redução das desigualdades).