Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Viagens na União Europeia
Portugal deixa de estar na lista vermelha para quem quer viajar na Europa.

No mapa sobre decisões de viagem dentro da União Europeia, Portugal passou a constar no grupo de países que apresenta “risco moderado”, categoria para a qual passaram também esta quinta-feira, dia 16 de setembro, os Açores.

Em causa estão os mapas do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) que agregam indicadores combinados, abrangendo as taxas de notificação de casos de covid-19 nos últimos 14 dias, o número de testes realizados e o total de positivos, que são atualizados semanalmente, à quinta-feira.

Assim, todas as regiões de Portugal continental passaram a laranja, uma melhoria do “risco elevado” para o “risco moderado”. A Madeira mantém-se na categoria de “risco moderado”, a laranja.

Estes mapas da agência europeia seguem um sistema de semáforos sobre a propagação da covid-19 na UE, a começar no verde (situação favorável), passando pelo laranja, vermelho e vermelho escuro (situação muito perigosa) e servem de auxílio aos Estados-membros sobre as restrições a aplicar às viagens no espaço comunitário.

Em meados de junho, o Conselho da UE adotou uma recomendação para abordagem coordenada nas viagens, propondo que vacinados e recuperados da covid-19 não sejam submetidos a medidas restritivas como quarentenas ou testes.​