Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Vigilância Nutricional Infantil


Excesso de peso e obesidade infantil continuam em tendência decrescente.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) destaca os mais recentes dados do estudo COSI (Childhood Obesity Surveillance Initiative) que confirmam a diminuição das prevalências de excesso de peso e obesidade infantil em Portugal.
Segundo dados preliminares da 5.ª fase do COSI Portugal (Sistema de Vigilância Nutricional Infantil do Ministério da Saúde), verificou-se uma diminuição do excesso de peso nas crianças de 37,9% em 2008 para 29,6% em 2019.


Relativamente aos resultados, a DGS sublinha o provável impacto das atividades desenvolvidas pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, que refletem o compromisso da saúde em todas as políticas, em articulação com os diversos parceiros, com a sociedade civil e com os cidadãos.

A DGS realça, ainda, todos os referenciais e orientações na área da promoção da alimentação saudável e da literacia em saúde, que contribuem para a meta, já alcançada, do Plano Nacional de Saúde de controlar a incidência e a prevalência de excesso de peso e obesidade na população infantil e escolar, limitando o crescimento até 2020.
Com a evolução e o trabalho desenvolvido ao longo de anos, o nosso país cumpre o desafio lançado em 2006, na Conferência Interministerial da Organização Mundial da Saúde em que Portugal assinou a Carta Europeia da Luta contra a Obesidade, uma vez que consegue, não só travar o crescimento desta epidemia nas crianças, como inverter a tendência crescente.

A DGS é parceira do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge no âmbito do COSI. O COSI é implementado a nível regional pelas administrações regionais de saúde, pela Direção Regional de Saúde dos Açores e pelo Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Madeira.

 

Para saber mais, consulte:
• DGS – https://www.dgs.pt/
• INSA > Notícias