Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Violência Sexual nas Relações de Intimidade

Teve lugar no dia 21 de fevereiro, em Évora, uma entrevista de grupo (focus group) com profissionais da área da saúde da região Alentejo no âmbito do projeto “Violência Sexual nas Relações de Intimidade”, financiado pela Comissão Europeia, promovido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e tendo como parceiros associados o Ministério da Saúde, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o Ministério da Justiça (INMLCF associate partner), o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.


O projeto tem várias fases, sendo a primeira a realização de um estudo nacional, com recurso a metodologia de focus group e questionário online sobre crenças e atitudes face à problemática.
A equipa responsável pelo estudo, coordenada pela Professora Doutora Sofia Neves, do Instituto Superior da Maia (ISMAI) contou com a colaboração da Administração Regional de Saúde do Alentejo na organização e cedência do espaço para a realização do focus group.


O projeto visa a sensibilização de públicos estratégicos face ao fenómeno da violência sexual nas relações de intimidade (profissionais da Administração Pública, considerados fulcrais para a prevenção).
Pretende-se que os públicos-alvo do projeto aprendam a reconhecer, no contexto da sua intervenção, a problemática da violência sexual nas relações de intimidade, bem como a adequar as suas atitudes e respostas/comportamentos face à problemática.


Poderá participar na 1.ª fase deste projeto, através do preenchimento do questionário online, o qual pode ser acedido através do link https://inquerito.ismai.pt/index.php?r=survey/index&sid=988532&lang=pt


Após o preenchimento do questionário nesta 1ª fase, o mesmo deverá ser continuado numa segunda fase (a meados de 2019). Seguindo oportunamente as devidas orientações.
Estão asseguradas todas as condições de confidencialidade e de anonimato.


O Projeto “Violência Sexual nas Relações de Intimidade” desenvolve-se em 4 fases:
1ª fase – Estudo de avaliação diagnóstica (metodologia de focus group e questionário online sobre crenças e atitudes);
2ª fase – Criação de materiais para campanha de sensibilização e informação;
3ª fase – Disseminação da campanha (materiais e sessões de informação);
4ª fase – Estudo de avaliação final.