Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
“Cuidar do Eu, do Outro e do Tempo” em Évora
Decorreu durante o dia 31 de outubro, o seminário “Cuidar do Eu, do Outro e do Tempo” no Teatro Garcia de Resende, em Évora, integrado no Mês Maior. A segunda edição de um evento pleno de aprendizagens e de bom humor que cativou bastante a atenção dos participantes.
Organizado pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora do ACES Alentejo Central e Câmara Municipal de Évora, com o apoio de diversos parceiros, esta iniciativa procurou sensibilizar os participantes para a importância da saúde na Terceira Idade, estimulando a informação e a formação como forma de aumentar a qualidade de vida desta faixa etária.

A abertura dos trabalhos foi feita por Laurência Gemito (Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central) e Eduardo Luciano (Vereador da Câmara de Évora) que deram as boas vindas e sublinharam a importância de cuidar da sua saúde e de ser ativo, nunca deixando de sonhar, de conquistar coisas novas e de aprender mais.

O período da manhã reservou um conjunto de comunicações sobre temáticas como envelhecimento e felicidade, literacia em Saúde, conhecer e evitar a depressão, que pela qualidade do seus oradores enriqueceu os trabalhos e permitiu debater a temática do envelhecimento ativo de forma positiva.

A Contadora de histórias Bru Junça encantou a plateia com “(des)CONTAR o Tempo”. Através das suas histórias e canções, espalhou bom humor, sabedoria e entusiasmo.

A vivência e boa disposição contagiante dos técnicos e utentes do centro comunitário da Gafanha do Carmo foi ainda um dos momentos altos do período da manhã, mostrando-nos que afinal “Não há idade para sermos felizes e para lutar por aquilo que queremos”.

A pausa para o almoço convívio preparado e servido pelos alunos do Centro de formação profissional de Évora, orientados pelo Chefe Vítor Costa, fez a ponte com a tarde onde os participantes se dividiram por 7 ateliers onde o mote era “fazer para sentir”. Da dança com os Alunos de Apolo, à musica com os cavaquinhos da escola sénior do município de Arraiolos, à costura com o afeto da casa das avós dos Motrinos, à oficina de teatro do Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Évora, sem esquecer a atividade física com os Séniores ativos da CME, o Yoga do Riso com a Associação de Solidariedade Social de Professores ou a Yoga da  Áshrama Évora Dhyána, a oferta era diversificada e agradou aos cerca de 200 participantes neste dia de boa disposição, convívio repleto de  atividades.

No final do dia em jeito de conclusão coube aos últimos oradores do dia, resumir o intenso dia de trabalhos reforçando a mensagem de que envelhecer é natural, saudável e que cada um constrói o seu percurso de vida e faz as suas escolhas.

As crianças do Centro de Atividade Infantil de Évora, fechou os trabalhos com um momento dedicado à intergeracionalidade e no final deste dia técnicos e seniores não têm dúvidas: em 2018 cá estará a 3ª edição deste “cuidar do Eu, do Outro e do Tempo”.