“Dar + voz aos doentes” no Hospital de Santa Luzia de Elvas
O Serviço de Medicina Física e Reabilitação (MFR) do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, assinalou o Dia Mundial da Segurança do Doente com uma atividade junto dos utentes, sob o mote “Dar + voz aos doentes”, reconhecendo o seu papel central na promoção de cuidados de saúde seguros.

A atividade consistiu num momento prático, em que os utentes aprenderam a verificar as condições das ponteiras dos auxiliares de marcha, dos travões de cadeira de rodas e do calçado; e um momento teórico em que foram distribuídos folhetos informativos acerca dos fatores de risco e prevenção das quedas.

“Envolver os Doentes para a Segurança do Doente” foi o tema escolhido este ano, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para assinalar o Dia Mundial da Segurança do Doente, comemorado a 17 de setembro.

A atividade foi realizada pela Fisioterapeuta Lídia Pirra, em conjunto com um aluno estagiário, do 4º ano da Licenciatura em Fisioterapia, da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Fonte ULSNA ​