Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Higiene das Mãos – implementação de ações comemorativas e promocionais da higiene das mãos e precauções básicas de controlo de Infeção (PBCI)

A Direção-Geral da Saúde através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), vai assinalar o Dia Mundial de Higiene das Mãos (nos dias 4 e 5 de maio de 2022) e a Semana das Precauções Básicas de Controlo de Infeção (PBCI) (de 2 a 6 de maio de 2022). Em 2022, a Organização Mundial de Saúde (OMS) acentuou a UNIÃO de TODOS (profissionais de Saúde, utentes e cidadãos em geral) na promoção da higiene das mãos na comunidade, através do slogan: Juntos pela Segurança – higienize as suas mãos.

 

A DGS/PPCIRA irá realizar um Webinar para Profissionais de Saúde no dia 4 de maio de 2022, pelas 14:00h, transmitido diretamente via Youtube através do link: https://youtu.be/Um3wpRwZ4tE. Serão ainda divulgados alguns materiais promocionais selecionados, na página oficial do microsite PPCIRA, em: Programa de Prevenção e Controlo<br>de Infeções e de Resistência<br>aos Antimicrobianos (dgs.pt).

 

Irá ainda realizar-se o “Curso sobre Higiene das Mãos”, online, gratuito e acessível a todos (profissionais de saúde e cidadãos), disponível na Plataforma NAU. Quem completar o curso terá acesso a certificado (link de acesso: Higiene das Mãos na Prevenção de Infeções - Curso - NAU site). 

 

Salienta-se a importância do papel pedagógico dos Profissionais de Saúde, quer através do seu exemplo junto dos pares, quer através da autoformação, treino, capacitação e competências, bem como, para a importância do ensino aos utentes e cidadãos em geral, colaborando na promoção destas medidas de prevenção, que são de evidência comprovada, pelo que, devem ser sustentáveis (não deixar perder os bons hábitos adquiridos durante a pandemia!).

 

O lema para 2022 é a União de Todos na promoção da Higiene das Mãos. Por isso, o cumprimento desta medida (no conjunto das PBCI) continua a ser “Uma Responsabilidade Partilhada”.