Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Enfermeiros do Bloco Operatório do Hospital de Évora comemoram Dia Europeu

O Hospital do Espírito Santo de Évora comemora a 15 de Fevereiro, o Dia Europeu dos Enfermeiros Perioperatórios, a convite da Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses – AESOP.

A AESOP, promove a comemoração do Dia Europeu dos Enfermeiros Perioperatórios, a nível nacional, e desafiou o HESE EPE para integrar esta comemoração com uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido por estes profissionais no Bloco Operatório, que envolve 27 Blocos Operatórios a nível nacional.

Para assinalar esta data, a AESOP promoveu uma Exposição Nacional de Imagem, subordinada ao tema: “Equipas unidas, doentes seguros”, em que se pretende dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos enfermeiros perioperatórios, fomentar a proximidade do cidadão ao ambiente cirúrgico e dar a conhecer o circuito do doente em contexto perioperatório. No Hospital de Évora, decorre hoje , pelas 14h30 a apresentação do trabalho desenvolvido no âmbito desta exposição, um filme que documenta as tarefas e o trabalho desenvolvido pelos Enfermeiros Perioperatório do HESE EPE, que constituem uma equipa de 46 profissionais desta área.

O enfermeiro perioperatório garante a qualidade e segurança, no período antes, durante e após a cirurgia e a comunicação com a equipa, utente/doente e família.

No Bloco Operatório do HESE EPE realizaram-se, em 2015, cerca de 12000 cirurgias, que são possíveis graças ao trabalho desenvolvido pelos Enfermeiros Perioperatórios.

No Bloco Operatório do Hospital de évora  desempenham funções 46 enfermeiros, sendo que 7 possuem o título de especialista. No âmbito das dotações seguras, o HESE garante 3 enfermeiros por sala (circulante, instrumentista e de anestesia) quer nas intervenções cirúrgicas programadas quer nas intervenções de urgência/emergência.

Esta data foi instituída há 10 anos pela EORNA (European Operating Room Nurses Association) e é celebrada anualmente em toda a Europa. Para 2016 a EORNA definiu como tema agregador de todos os países membros: “Equipas unidas, doentes seguros”. A segurança da pessoa durante o percurso cirúrgico tem sido uma preocupação das organizações e dos profissionais de saúde desde sempre, o 2º desafio lançado pela OMS, em 2007 “Cirurgia segura, salva vidas”, foi um marco importante na consciencialização desta temática.

Muito se tem feito a nível mundial com este objetivo, mas muito tem de continuar a ser realizado para assegurar aos cidadãos, submetidos a uma intervenção cirúrgica, que o risco de complicações cirúrgicas é minimizado em qualquer instituição que presta cuidados de saúde nesta área.

Para além das equipas de profissionais de saúde com competências especializadas, com ênfase na comunicação e trabalho em equipa, é essencial o envolvimento e consciencialização dos cidadãos, como parte integrante das equipas unidas. Só pessoas informadas e esclarecidas podem estar preparadas para a tomada de decisão no seu projeto individual de saúde e envolvidas na sua própria segurança.

Os enfermeiros perioperatórios estão presentes em todas as fases do percurso cirúrgico (pré-operatório, intra-operatório e pós-operatório) e detêm competências especializadas para cuidar, envolver e capacitar a pessoa de forma a torná-la um membro efetivo da equipa.

 

No dia 15 de fevereiro, celebremos em equipa!