Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Observatório Regional dos Consumos Alenriscos - 2 junho

Apresentação pública no Auditório da DGEstE, no próximo dia 2 de Junho às 15h.

 


Os indicadores de consumos e comportamentos de risco na região Alentejo têm vindo a ser alvo de profunda preocupação por parte das entidades que atuam no setor. 

As dinâmicas sociais, culturais e de saúde que sustentam estas transformações precisam de ser identificadas caracterizadas e estudadas para que possam ser alvo das intervenções adequadas. A comunidade educativa é assim convocada no sentido do desenvolvimento de uma resposta integrada e pragmática para um fenómeno em constante evolução. 

Neste sentido, a articulação e cooperação entre os agentes comunitários é determinante. Assim, o CRI do Alentejo Central/ARSA em parceria com a Universidade de Évora e Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares - DSR Alentejo lançaram em 2016, um projeto de avaliação diagnóstica e intervenção no âmbito dos comportamentos de risco e consumo de substâncias psicoactivas, denominado, “Conhecer Global Atuar Local”.  

Com o objetivo de caracterizar a população dos alunos do ensino público e privado do 3.º Ciclo, foi possível, desde essa data, reunir um manancial informativo (foram validados, desde 2016, cerca de 10150 inquéritos e envolvidas dezenas de escolas de todo o Alentejo) que alimentou a possibilidade da criação de um instrumento mais permanente de monitorização destes fenómenos. 

Pretende-se, desta forma, uma caracterização (aos níveis regional e local), quer do consumo substâncias e consumidores, bem como o acompanhamento, periódico, da evolução deste fenómeno. 

O consumo de substâncias psicoactivas e os comportamentos aditivos no contexto escolar constituem prioridade, assim como a avaliação sistemática, validada e coerente do perfil destas substâncias numa dada população. Só assim será possível assegurar o desenvolvimento de programas de intervenção mais assertivos e eficazes. 

É neste contexto que é construído o Observatório Regional dos Consumos Alenriscos cuja apresentação pública ocorrerá no Auditório da DGEstE, no próximo dia 2 de Junho às 15h. Através da rubrica de um protocolo de cooperação entre os parceiros, serão apresentados alguns dos resultados apurados e divulgados o seu modo de acesso, funcionamento e perspetivas de futuro. 

O programa integra ainda uma Mesa Redonda dinamizada pelo Dr. João Goulão, Diretor Geral do Serviço de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD), denominada: “Comportamentos de Risco nos Jovens”.  

Toda a comunidade técnica e educativa está assim convidada a estar presente através do aceso aos links em anexo: 


Link Programa do evento: https://www.alenrisco.uevora.pt/sessão-solene-de-assinatura 

Link de acesso à sessão: https://zoom.us/j/93432829709?pwd=eXM3N1lDQUdVSll6Q0JMSVA3Vko1dz09 


O carácter inovador deste Observatório a nível nacional e a sua agilidade em termos do seu acesso, irão permitir caracterizar a realidade dos contextos escolares do Alentejo e possibilitar, aos técnicos e outros agentes educativos orientar as suas intervenções em função de evidências científicas.  

A mitigação dos danos em relação aos comportamentos de riscos e os ganhos de saúde daqui decorrentes poderão agora, de forma consistente, ser uma possibilidade graças à articulação estratégica dos seus principais agentes. 

 ​