Unidade de AVC do HESE EPE assinala o Dia Nacional do Doente com AVC - 31 de março
PREVENÇÃO é a palavra-chave no AVC !

O AVC é uma emergência médica pelo risco de vida e pela incapacidade que pode deixar. Tendo em conta a importância da prevenção desta doença, os profissionais da Unidade de AVC do HESE EPE, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, estarão durante a manhã deste dia na Praça do Giraldo, entre as 10h00 e as 13h00, a realizar um rastreio para toda a população e a esclarecer as dúvidas que possam existir sobre esta doença.

O Acidente Vascular Cerebral é uma doença que se caracteriza pela redução da irrigação sanguínea nas células cerebrais, causando danos irreversíveis na região cerebral afectada, podendo manifestar-se por diferentes sintomas. Entre os sintomas mais frequentes encontram-se a presença de:  alterações da fala/comunicação;  boca ao lado;  sensação de encortiçamento, formigueiro ou perda de força de um braço/perna isolada ou em simultâneo;  alterações da visão como cegueira de um olho ou visão dupla;  alterações da marcha, como o desequilíbrio ou descoordenação;  alterações da memória, da leitura e escrita, do planeamento de tarefas, atenção e concentração.

Múltiplos fatores de risco são associados à possibilidade de ter um AVC, como a idade, o sexo masculino, história prévia de AVC ou de AIT (Acidente Isquémico Transitório Cerebral) (fatores não modificáveis), e os hábitos tabágicos, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade, o sedentarismo, a hipertensão arterial, assim como a hipercolesterolemia e a diabetes (fatores modificáveis). Quanto maior for o número de factores de risco identificados no utente, maior será a probabilidade deste vir a ter um AVC. Para Luísa Rebocho, Responsável pela Unidade de AVC do Hospital de Évora, “as recomendações habituais passam pela redução do consumo do sal, fazer algum exercício físico, controlar a tensão arterial e a diabetes, entre outros, em suma é ter hábitos de vida saudáveis”.

O Hospital de Évora possui os quatro níveis de resposta a esta patologia: Via Verde no Serviço de Urgência, para administração de terapêutica específica de fase aguda (Trombólise), sempre que possível; Unidade de AVC para monitorização e estudo etiológico dos Doentes com AVC, Serviço de Medicina Física e de Reabilitação que assegura a reabilitação de todos os doentes com AVC e, por último, a Unidade de Convalescença, integrada na Rede de Cuidados Continuados, para reabilitação dos doentes com AVC, que necessitem.

Em Portugal, o AVC é a maior causa de morte e de incapacidade. Uma em cada 6 pessoas vai sofrer um AVC ao longo da vida. A melhor solução é a prevenção.

O dia 31 de Março foi estabelecido como o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral, por publicação no Diário da Republica II Série nº 23910/2003, com vista a chamar a atenção da população geral para a realidade do Acidente Vascular Cerebral (AVC) em Portugal e sensibilizar toda a Sociedade para as medidas que se podem e devem tomar para o evitar.