Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
DICAD apresenta relatório do Dia da Defesa Nacional - 2016


A articulação entre a saúde (SICAD, Administrações Regionais de Saúde e direções regionais de saúde das Regiões Autónomas) e a coordenação militar do DDN decorreu sempre de forma muito positiva.
 
Regional e localmente cada equipa de trabalho, das Divisões de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD), desenvolveu a sua própria articulação com a coordenação do DDN, no sentido de adaptarem a abordagem às realidades de cada unidade de divulgação e respetiva equipa de facilitadores militares.
 
 
 

Região do Alentejo

Em 2016 a ARS Alentejo à semelhança dos anos anteriores, comprometeu-se em assumir a totalidade das sessões previstas no programa do DDN, ou seja, 42 dias correspondendo a 126 sessões, asseguradas por 11 técnicos.
Refira-se, que nos núcleos de divulgação de Estremoz e Vendas Novas, abrangidos pelo CRI de Évora, foi mais difícil a concretização das sessões, em virtude do referido CRI, só dispor de 3 técnicos para 26 dias / 78 sessões, sendo 14 dos 26 dias assegurados apenas por um técnico e os restantes 12 por equipas de 2.
No núcleo de divulgação de Beja, o processo decorreu normalmente, assegurado por 3 técnicos do CRI de Beja, 2 técnicos da DICAD e 3 da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, sendo todas a sessões realizadas por equipas de 2 técnicos.
 


Os referidos técnicos, já tinham participado no ano anterior, não sendo necessária formação, apenas se realizou uma reunião de planeamento.
 
 
 
A avaliação global do trabalho desenvolvido ao longo de 2016 no âmbito do Dia da Defesa Nacional foi claramente positiva.
 
A articulação entre a Defesa Nacional e a Saúde foi consolidada valorizando-se a fluidez dos circuitos na gestão das situações do dia-a-dia.


 

Relatorio_2016_DDN.pdfRelatorio_2016_DDN.pdf