Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Internacional do Preservativo - 13 de Fevereiro - Zero discriminação na sexualidade

13 de fevereiro "Dia Internacional do Preservativo"

 
Esta iniciativa existe desde 2008 e foi criada pela AIDS Health Care Foundation (AHF). Em Portugal existem várias organizações que tem protocolo com a AHF, e assinalam este dia com a realização de várias atividades pelo país.
 
Para a  AHF  além da distribuição de preservativos, promove a mensagem do Amor como um método de prevenção da infeção VIH/Sida:
 
"Queremos que o mundo saiba que a decisão de usar um preservativo é a melhor forma de amor-próprio e amor pelos outros, porque isso é uma escolha para melhorar a saúde sexual e proteger contra o VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis".
 
O Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção do VIH/Sida (CAD) de Évora, juntamente com o Departamento de Saúde Publica e Planeamento (DSPP - ARS Alentejo), e várias entidades da comunidade, GAT, SER+, CAD Beja, APF Alentejo, Projeto VIH/SIDA  "Conhecer e Prevenir o VIH - SIDA na UÉ, IPDJ Évora, UCC Évora), pretendem em rede realizar uma acção de rua na comunidade assinalando o 13 de fevereiro, “Dia Internacional do Preservativo” e o dia 14 "Dia dos Namorados".
 
No sentido de dar continuidade à Campanha “Zero discriminação” (do Dia 1 de dezembro),  o nosso lema é “Zero Discriminação… na Sexualidade”.
 
Os objetivos são:
- Distribuir e promover o uso de preservativos como meio prevenção da infeção pelo VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis;
- Sensibilizar a população para adoção de comportamentos preventivos, particularmente a utilização consciente do preservativo;
- Promover o acesso voluntário, confidencial e gratuito ao teste rápido de diagnóstico do VIH/Sida;
- Alargar a ação a vários estabelecimentos públicos (bares, discotecas, etc.), no sentido de abranger o maior número de pessoas;
- Utilizar a mesma forma de comunicação em toda a Região Alentejo.