Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial para a Tuberculose – 24 março
banner_tuberculose_V2.jpg


A Tuberculose mantém-se como uma das doenças mais relevantes a nível mundial. As diversas estratégias propostas pela OMS têm como principal objetivo a redução do número de casos de tuberculose ativa e do número de mortes por tuberculose.

Atualmente, a sociedade vive uma pandemia sem precedentes e incomparável com outras infeções conhecidas. O impacto social e económico da infeção por SARS-CoV-2 obriga inevitavelmente, que todos os nossos esforços sejam direcionados para a COVID-19. 

 
Apesar da realidade trágica que atinge a sociedade global, a COVID-19 reforça a necessidade de protegermos os grupos mais vulneráveis, especialmente indivíduos com doenças pulmonares crónicas, os idosos e os que estão imunodeprimidos. 

 
A OMS salienta o papel das estratégias preventivas no controlo da Tuberculose. O acesso ao rastreio após exposição, o tratamento preventivo se infeção latente e o diagnóstico precoce de tuberculose ativa, constituem premissas fundamentais no controlo da doença. 

 
Agradeço o esforço de todos e termino pedindo que mantenham a vigilância e atuação, ainda que neste momento difícil, sejamos tão importantes para o controlo da COVID-19.

 

                                                                                                        Porto, 24 de março de 2020

 

           Isabel Carvalho

Diretora do Programa Nacional para a Tuberculose