Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Mês de dezembro - Fraternidade, Solidariedade, Prosperidade, Direitos Humanos

bannerr-dezembro_1.jpg 


01 | Dia Internacional de combate a AIDS – ONU

 

02 | O Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

A abolição da escravatura é ainda uma meta em pleno século XXI, constituindo-se o dia 2 de dezembro como uma altura de reflexão e de luta contra esta realidade. A escravatura ainda se faz sentir nos dias de hoje de várias formas: trabalho forçado, servidão obrigatória, tráfico de crianças e mulheres, prostituição, escravatura doméstica, trabalho infantil, casamentos combinados, etc.

Este Dia Internacional da Abolição da Escravatura foi criado em 2004 pela Organização das Nações Unidas (ONU) que estima que existam 21 milhões de vítimas de escravidão espalhadas pelo mundo. A data lembra a assinatura da Convenção das Nações Unidas para a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outrem, a 2 de dezembro de 1949.

A escravatura é um crime, sendo que aqueles que o cometem, permitem ou toleram devem responder perante a justiça.

 

10 | Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

     Dia Internacional dos Direitos Humanos: uma data para ser lembrada todos os dias do ano

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)

A Segunda Guerra Mundial tinha alastrado de 1939 até 1945, e à medida que o final se aproximava, cidades por toda a Europa e Ásia estendiam–se em ruínas e chamas. Milhões de pessoas estavam mortas, milhões mais estavam sem lar ou a passar fome.

Em abril de 1945, delegados de cinquenta países reuniram–se em San Francisco cheios de otimismo e esperança. O objetivo da Conferência das Nações Unidas na Organização Internacional era formar um corpo internacional para promover a paz e prevenir futuras guerras. Os ideais da organização foram declarados no preâmbulo da sua carta de proposta:

“Nós os povos das Nações Unidas estamos determinados a salvar as gerações futuras do flagelo da guerra, que por duas vezes na nossa vida trouxe incalculável sofrimento à Humanidade”.

Em 1948, a nova Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas tinha captado a atenção mundial elaborou o rascunho do documento que viria a converter –se na Declaração Universal dos Direitos Humanos, e foi adotada pelas Nações Unidas no dia 10 de dezembro de 1948.

Os Estados Membros das Nações Unidas comprometeram –se a trabalhar uns com os outros para promover os trinta artigos de direitos humanos que, pela primeira vez na história, tinham sido reunidos e codificados num único documento. Em consequência, muitos destes direitos, de várias formas, são hoje parte das leis constitucionais das nações democráticas.

http://www.humanrights.com/pt/what-are-human-rights/brief-history/the-united-nations.html