Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
NI Sessão de encerramento do Programa Iniciativas em Saúde Pública 2009-2014 (EEA Grants)
A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS) promove, no próximo dia 17 de novembro, no auditório do Infarmed (Parque de Saúde de Lisboa), a sessão de apresentação de resultados e de encerramento do Programa Iniciativas em Saúde Pública 2009-2014.

“Promover”, “prevenir” e “melhorar” são os termos que sobressaem do Programa Iniciativas em Saúde Pública 2009-2014 (EEA Grants). De facto, os 27 projetos, apoiados no âmbito deste programa, colocaram na agenda os temas da promoção da saúde mental, da prevenção de doenças transmissíveis e dos hábitos alimentares e nutricionais dos portugueses, bem como a transversalidade dos Sistemas de Informação em Saúde, a quarta área financiada. O trabalho desenvolvido mereceu o elogio dos três Países Doadores, Noruega, Liechtenstein e Islândia, cuja proximidade no acompanhamento dos projetos e do Programa foi permanente e determinante para o sucesso alcançado.

O "Programa Iniciativas em Saúde Pública - EEA Grants PT06", resultante do Memorando de Entendimento celebrado entre o Estado Português e os Estados Doadores, pretendeu contribuir para a redução das desigualdades económicas e sociais nas áreas de saúde designadas como prioritárias, bem como para o reforço de relações bilaterais entre os países doadores e os Estados Beneficiários.

O EEA Grants contou com um financiamento de 10 milhões de euros para os projetos de saúde pública, com quatro áreas prioritárias de intervenção: nutrição; saúde mental; doenças transmissíveis e sistemas de informação. A ACSS, designado como Operador de Programa acompanhou e monitorizou a execução dos projetos e do Programa.

Desta forma, e chegados à reta final, no dia 17 de novembro, a ACSS realizará a sessão final do EEA Grants, que terá lugar no auditório do Infarmed e que contará com a presença dos representantes dos Países Doadores, nomeadamente do Embaixador da Noruega em Portugal, Anders Erdal, bem como da instituição parceira por excelência, o Instituto de Saúde Pública da Noruega e altos representantes nacionais da área da saúde.

Durante a iniciativa, serão apresentados os resultados dos últimos nove projetos, concluídos entre janeiro e abril deste ano, dos quais se destacam o INSEF (Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico) cujo promotor foi o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge; o Qualife+ do Centro Hospitalar de São João, que permitiu monitorizar o estado nutricional da população com mais de 65 anos; e o projeto ES’Cool da responsabilidade da instituição “Aventura Social”, com intervenção na formação e criação de mecanismos de resiliência por parte dos educadores, profissionais de educação e nos jovens em idade escolar.

14 de novembro de 2017
ACSS, I.P.,
ACSS - Núcleo de Comunicação e Informação
comunicacao@acss.min-saude.pt




​​