Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Novembro – Proteção, Promoção de Bons Tratos. Fomente a Tolerância!

banner novembro.png

Cerca de uma em cada cinco crianças é vítima de violência ou abuso sexual.
Ajude a impedir que a sua criança seja uma vítima. Ensine-lhe a Regra “Aqui ninguém toca”.

 
16 Dia Internacional da Tolerância – UNESCO
O Dia Internacional para a Tolerância foi instituído pela ONU como sendo o dia 16 de Novembro de cada ano, em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 deste mês, em 1995, tendo 185 Estados como signatários.
A celebração do Dia Internacional da Tolerância visa promover o bem-estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações.
Cada um de nós, ao termos conhecimento desta data tem a oportunidade de renovar compromissos de praticar tolerância e promover harmonia.
O desejável é que todos os dias, em todas as sociedades, fossem criados novos canais de tolerância, confiança e compreensão.
A educação é o pilar para combater a ignorância, o preconceito e o ódio, que são as raízes da discriminação e do racismo. A educação é o melhor caminho para fomentar uma cultura de paz e construir sociedades inclusivas.
 
18 Dia Europeu para a proteção das crianças contra a exploração sexual e abuso sexual
“O abuso sexual e a exploração sexual de crianças, constituem graves violações dos seus direitos e tendem a ter consequências duradouras prejudiciais ao longo de toda a sua vida”, comunicado Conselho da Europa.
A Convenção de Lanzarote (Convenção do Conselho da Europa para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais) exige a criminalização de todos os tipos de delitos sexuais contra crianças, assim como a adoção de legislação e medidas específicas para prevenir tais delitos, proteger as vítimas e julgar os respetivos autores. Até ao momento, esta Convenção foi ratificada por 36 países, incluindo Portugal.
O Dia Europeu será assinalado com a realização de ações de sensibilização com o forte envolvimento da sociedade civil nos Estados membros. Estas medidas deverão complementar as campanhas do Conselho da Europa já em curso, como a campanha UMA EM CINCO.
 
Resolução da Assembleia da República n.º 75/2012 Aprova a Convenção do Conselho da Europa para a Proteção
das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais, assinada em Lanzarote em 25 de outubro de 2007
 
"AS REDES SOCIAIS: AQUILO QUE TU NÃO SABES" - Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e Abuso Sexual
 
A CPCJ de Borba, em conjunto com o Agrupamento de Escolas, Município de Borba e GNR, promovem a Ação de Informação - “As redes Sociais: Aquilo que tu não sabes”, no próximo dia 18 de Novembro, para lembrar “Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e Abuso Sexual”, que se assinala nesta data.
 
A Ação tem início às 10.30H, no Centro Escolar de Borba e será dinamizada pela Senhora Tenente Joana Batista (GNR), tendo como público alvo os alunos dos 8º ,  9º  anos e Curso Vocacional, bem como professores e técnicos.
 
Desta forma, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Borba, e as entidades parceiras nesta atividade, associam-se a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, contribuindo assim para  implementação do Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e Abuso Sexual, decretado pelo Conselho da Europa, cujos os objetivos: A sensibilização da comunidade e dos profissionais para os crimes de exploração sexual e abuso sexual, nomeadamente os que poderão ter origem na utilização não segura da internet; a prevenção destes crimes; a promoção da ratificação e da implementação da Convenção de Lanzarote; A prevenção da estigmatização das vítimas.
 
Cartaz_As Redes Sociais.JPG

 
 
20 Dia da Proclamação dos Direitos da Criança – ONU
 
20 a 27 - “Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites 2015 – Testar.Tratar.Prevenir
vih hepatites.png
 
25 Dia internacional de combate à violência contra a mulher
​Para assinalar esta data pretendemos realçar o trabalho desenvolvido por várias entidades no Alentejo, nomeadamente a RIIDE – Rede de Intervenção Integrada do Distrito de Évora para a Violência Doméstica
No âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar, teve início no ano letivo 2013/2014 o projeto de Formação pelos pares em Saúde Sexual e Reprodutiva, com uma turma de 7º ano, cujo objectivo foi formar os alunos nesta temática para que desenvolvam atividades de prevenção para os pares e comunidade em geral.
Para assinalar o dia 25 novembro, Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra as Mulheres, vamos realizar um espectáculo de sensibilização contra a violência na mulher, intitulado “Violência…NÃO!”.
Será uma atividade de parceria entre a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Redondo, o Agrupamento de Escolas de Redondo e Câmara Municipal de Redondo, com a participação dos alunos envolvidos no projeto, a realizar no dia 25 de novembro às 21H, no Centro Cultural de Redondo, com entrada gratuita.
25 novembro.jpg