Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Plataforma de Dados da Saúde - Newsletter Semanal

 logp.png

SPMS-plataforma.png
 


Notícias | Plataforma de Dados da Saúde
 
14.JUNHO.2016
 

HFF Aumenta Eficácia com Imagens via PDS - Case Study
 

Portal do Profissional

Por mês, no serviço de Imagiologia do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca EPE. (HFF) são feitos mais de 26.500 acessos aos registos dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDTs), via Plataforma de Dados da Saúde (PDS). Nestes registos podem ser consultados relatórios e imagens arquivadas no PACS (Picture Archiving and Communication System) do HFF. Através da PDS, o médico com acesso autenticado pode consultar, no local ou remotamente, as imagens e os relatórios de exames realizados ou importados para o PACS do HFF, sem recorrer a películas, CDs ou papel. A integração dos exames radiológicos no Processo Clínico Eletrónico (PCE) permite que o médico tenha conhecimento da existência de um exame, prescrição ou resultado disponível nos últimos 7 dias (acessível de imediato ao médico), para aquele paciente, podendo confirmar se há ou não necessidade de novo exame. O serviço de Imagiologia do HFF responde a pedidos de exames de MCDTs radiológicos de cerca de 600.000 utentes. Com a redução de duplicação de exames, o Hospital obtém uma poupança de 13.000€/mês, assegurando ganhos em saúde e tornando a prestação de serviços mais rápida e eficaz. 

 

Projeto "Nascer Utente" - Primeira Fase
 

Portal do Profissional

 O projeto "Nascer Utente" permite a inscrição do recém-nascido no Serviço Nacional da Saúde (SNS) e a atribuição de Número de Utente na Maternidade, após ser efetuado o registo no Balcão "Nascer Cidadão" do Hospital. É também atribuído ao recém-nascido, de imediato, um médico de família. Está previsto que o Roll-out nacional no SNS decorra até ao final do 2º semestre de 2016. Atualmente, as instituições com 100% de taxa de cobertura do "Nascer Utente" são: Centro Hospitalar de Leiria; ULS Guarda - Hospital Sousa Martins; Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga e o Centro Hospitalar do Porto.
 
 

Expansão da "Notícia de Nascimento" Digital
 

Portal do Profissional

 "Notícia de Nascimento" (NN) em versão digital é um instrumento de comunicação mais célere e eficaz entre a Maternidade e os Cuidados de Saúde Primários (CSP), permitindo o registo de informação mínima, necessária e suficiente, para os CSP tomarem conhecimento da existência do bebé e "procurarem-no", caso não compareça ao "Teste do Pezinho". Está disponível um formulário eletrónico no SClínico que integrará, de forma automática, com a PDS da Notícia de Nascimento. As instituições hospitalares sem SClínico poderão preencher o formulário eletrónico na PDS (menu DGS). Após a conclusão do preenchimento da NN, esta ficará disponível para consulta, na PDS, pelos profissionais de Saúde. São ainda enviadas notificações aos administrativos, a indicar que existe um novo recém-nascido a ser acompanhado naquele Centro de Saúde. Paralelamente, os Centros de Saúde e as Unidades de Saúde Familiares recebem um email simples, com alerta para a existência da nova Notícia de Nascimento na PDS. Os médicos de família e enfermeiros recebem um alerta no módulo de notificações do SClínico.