Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Semana Mundial do Aleitamento Materno - Amamentação e trabalho - Para dar certo o compromisso é de todos
Desde 2006 que é comemorada em Portugal a Semana Mundial do Aleitamento Materno, promovida pela Organização Mundial de Saúde, com diferentes temas sobre a Amamentação.
Em Portugal as comemorações acontecem na 40ª semana do ano, em alusão ao tempo de duração habitual da gravidez.
 
 Em Évora entre os dias 5 e 11 de outubro a Admistração Regional de Saúde do Alentejo, IP, em conjunto com Unidade Coordenadora Funcional da Saúde Materna e Neonatal e de Saúde da Criança e Adolescente, constituída pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo e pelo Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, organizaram um conjunto de atividades durante esta semana de forma a assinalar e alertar para a importância do Aleitamento Materno. Este ano com o tema  "Amamentação e trabalho. Para dar certo o compromisso é de todos" teve como principais objetivos:
-Conjugar esforços para que seja possível às mulheres trabalhar e amamentar.
- Desenvolver ações por parte dos empregadores para apoiar a família, mães e seus bebés e incentivar as mulheres que trabalham a manter a amamentação.
- Informar sobre os direitos e proteção à maternidade.
- Facilitar e reforçar as práticas que apoiam as mulheres que amamentam e trabalham.
- Trabalhar proactivamente para proteger os direitos das mulheres que amamentam no local de trabalho.
 
Ao longo da semana foram várias as ações desenvolvidas com o objetivo de alertar e esclarecer para a importância e vantagens do aleitamento materno, junto da população e dos profissionai de saúde.
Foram realizadas ações de sensibilização sobre o aleitamento materno nas escolas secundárias do concelho, no dia 6, pelas Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) do ACESAC, um Encontro com empresas locais, no dia 7 de outubro, sobre Amamentação e Trabalho, que teve como público-alvo as empresas da região de Évora, promovida pela Unidade de Saude Familiar (USF ) Planície, em conjunto com o Hospital do Espírito Santo de Évora.
No dia 8, quinta-feira, os Cantinhos de Amamentação do ACESAC e do HESE e da USF Eborae realizaram sessões de esclarecimento sobre Leite Materno Nutrição e Preservação, junto de Mães e Educadores de Infância, em Jardins de Infância/ Creches.
E a UCC de Vila Viçosa e a Santa Casa da Misericórdia apresentaram o projeto para o Cantinho da Amamentação do Centro de Saúde de Vila Viçosa.
Na sexta-feira, dia 9 de outubro, o Fórum da Fundação Eugénio de Almeida foi palco de um “Concerto para Bebés”, promovido pelo Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE (HESE), onde pais e filhos puderam assistir à atuação de professor e alunos do Conservatório Regional de Évora, Eborae Musica.
A finalizar a semana, no domingo, o HESE organizou uma “Caminhada pela amamentação”, onde profissionais e população em geral puderam associar-se a esta causa.
 
Ainda no âmbito das comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno no dia 26 de outubro, a Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus da Universidade de Évora e o Hospital do Espirito Santo de Évora, EPE realizam uma Palestra com o tema “Bebés saudáveis… Pensar no futuro”, no Grande Auditório do Colégio do Espirito Santo da Universidade de Évora, das 9h às 13h.
 
 
Outras atividades desenvolvidas pelas UCC do ACESAC no âmbito das comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2015
A UCC de Vendas Novas realizou uma atividade em meio escolar, a turmas de 3º ciclo, no dia 6 de outubro, abordou o tema e estabeleceu o diálogo  envolvendo alunos e professores, alertando para as vantagens do aleitamento materno e da amamentação.
 
A equipa da UCC de Arraiolos, centrada na temática “Amamentação e trabalho”. Promoveu nas turmas do 9º ano da Escola EB 2-3 de cunha Rivara de Arraiolos, umas sessões sobre esta temática.
Verificou-se uma excelente adesão pela comunidade educativa, e pela recetividade, participação e lançamento do desafio de repetir no próximo ano lectivo 2016-2017, a abordagem da mesma temática. As sessões abrangeram um total de 61 discentes, 3 docentes e a equipa da UCC.
 
Em Montemor a sessão foi dirigida a uma creche onde participaram duas educadoras e duas mães que já tinham participado nas sessões de preparação para o parto e pós-parto.
As educadoras mostraram-se muito interessadas e motivadas em mudar algumas normas já instituidas e ficaram esclarecidas das atividades desenvolvidas no Centro de Saúde relativamente a esta temática.
 
No dia 5 de outubro a UCC de Redondo realizou uma sessão para a equipa pedagógica do Centro Infantil Nossa Senhora, a única IPSS local com Berçário, Creche e Jardim de Infância, para sensibilização das Educadoras sobre a temática.
Foi divulgado o filme da UNICEF pelas Educadoras, nas reuniões calendarizadas para o mês de outubro junto de pais e mães.
 
Em Évora a UCC realizou no dia 16 de outubro, uma sessão para 57 alunas do curso apoio à infância da EPRAL (1º e 2ºano). Sessão que contou com uma oradora que conseguiu cativar em pleno as alunas e 2 professoras presentes.
 
Na UCC de Vila Viçosa as ações foram dirigidas aos alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas Publia Hortensia de Castro , num total de 67 alunos e 4 professores, onde foi também apresentada a temática aos alunos do curso de apoio à infância.
Os alunos foram muito recetivos ao tema e os professores mostaram-se muito motivados para a inclusão do tema no Projeto  de Educação para a Saúde da Escola.
 
A UCC Estremoz realizou sessões de educação para a saúde relativas ao tema "Amamentação e trabalho", promoção do aleitamento materno no ensino secundário, a turmas de 12º ano (5 turmas) da Escola Secundária Rainha Santa Isabel.
 
 
A UCC Almoreg colaborou com esta iniciativa com 2 turmas PIEF de Reguengos de Monsaraz.
Foram feitas duas sessões para um total de 24 alunos e 4 professores durante o periodo da manhã de dia 6 de outubro.
Atendendo as características dos alunos e a baixa sensibilização existente entre as crianças e comunidade escolar, sobre o aleitamento materno foram propostas 2 sessões, com os seguintes objetivos:
• Aumentar o conhecimento em aleitamento materno de alunos do PIEF
• Sensibilizar os alunos para a importância e vantagens do aleitamento materno para as mães, crianças, famílias, sociedade e ambiente;
• Incentivar os alunos a serem agentes de promoção do aleitamento materno no contexto familiar e social promovendo a cidadania ativa.
Os objetivos foram cumpridos. Os professores e os alunos tiveram uma reação positiva e interessada.
 
A UCC de Viana do Alentejo realizou no dia 5 de outubro uma ação de sensibilização, a uma turma do 10º ano de escolaridade, 15 alunos, o tema abordado foram as vantagens e desvantagens do aleitamento materno.