Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites

A Semana Europeia é uma iniciativa que foi lançada pelo HIV in Europe, em 2013 e tem como objetivo sensibilizar sobre os benefícios do rastreio regular das infeções pelo VIH, incluindo pelo segundo ano consecutivo as Hepatites Víricas, alertando para a importância do diagnóstico precoce, sendo o lema Testar. Tratar. Prevenir.

Esta iniciativa irá decorrer na semana de 18 de novembro a 25 de novembro de 2016.

É importante incluir na Semana Europeia do Teste VIH, o teste da Hepatite, porque a Hepatite B e C são comuns nas pessoas com comportamentos de risco, assim como nas pessoas que vivem com VIH. Isto acontece porque a forma de transmissão destes vírus, é igual à transmissão do VIH – através da partilha de agulhas, seringas ou outro material na preparação de drogas, e nas relações sexuais sem preservativo. 

Cerca de 30 a 50%, dos 2,5 milhões, de pessoas que vivem com VIH na Europa desconhecem ser seropositivas para o VIH. De igual modo, 50% das pessoas que vivem com VIH são diagnosticadas tardiamente, atrasando assim o acesso ao tratamento e, por consequência, um terço das mortes associadas ao VIH é atribuído ao atraso no diagnóstico. 

No que diz respeito às Hepatites Víricas, estima-se que cerca de 13,3 milhões de pessoas vivam com a infeção pelo vírus da Hepatite B e aproximadamente 15 a 40% dos doentes irão desenvolver cirrose, falência hepática ou carcinoma hepatocelular. Dos 15 milhões de pessoas a viver com a infeção pela hepatite C NA Europa, apesar de existir uma cura, somente 3,5% estão sob tratamento.

Facilitar o acesso das pessoas aos testes do VIH, VHB E VHC traduz-se no aumento do número de pessoas que conhece o seu estatuto serológico, travando assim a cadeia de transmissão. Hoje as pessoas podem ter uma melhor qualidade de vida com o VIH e/ou Hepatite B com o tratamento adequado e a infeção diagnosticada precocemente, assim como as pessoas infetadas com a Hepatite C, podem ser curados. Fonte: http://www.testingweek.eu/

O Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce para a Infeção pelo VIH/SIDA de Évora (CAD Évora) é um centro de diagnóstico que permite o acesso confidencial e gratuito ao Aconselhamento e Teste VIH/SIDA, possibilitando a deteção precoce da infeção, com o seguinte horário:                      

 



 

 

Locais:

*Hospital do Espírito Santo de Évora – Edifício do Patrocínio

Zona Verde (área das Consultas Externas) - Gabinete 26

Avenida Infante D. Henrique – 7005-169, Évora

Telefone: 266 740 100 Ext.:2133         Telemóvel: 926 796 793 Email: cad.evora@arsalentejo.min-saude.pt

*Loja Ponto JA|IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude

(Integrado no GASJ – Gabinete de Apoio à Sexualidade Juvenil)

Av. da República, N.º119

7000-656 Évora

Telefone: 266 737 300 Email: lojaja.evora@ipdj.pt