Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Construção do novo Centro de Saúde de Ourique deverá ter início em 2021
​As obras de construção do novo Centro de Saúde de Ourique, no Alentejo, vão implicar um investimento de 1,8 milhões de euros, já têm financiamento comunitário garantido e deverão começar em 2021, divulgou, no dia 24 de abril, o município.​

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Ourique, no distrito de Beja, informou que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) aprovou a candidatura apresentada pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) para obtenção de financiamento comunitário em 85% para a construção do novo centro de saúde.

Com a aprovação da candidatura, a obra de construção do novo equipamento, orçada em 1.865.790 euros, vai ser financiada em 1.585.921,50 euros (85%) por fundos comunitários, sendo os restantes 279.868,50 euros (15%) assegurados pela ULSBA.

Obra terá de ficar concluída «até ao final de 2022»

Em declarações à Lusa, a presidente do conselho de administração da ULSBA, Conceição Margalha, disse que agora segue-se o lançamento do concurso público para adjudicar a empreitada e estimou que as obras de construção do novo Centro de Saúde de Ourique deverão começar em 2021.

A ULSBA vai lançar o concurso público e depois da adjudicação da empreitada precisará da autorização do Ministério da Saúde para realizar a respetiva despesa e do visto do Tribunal de Contas para a obra poder avançar, explicou.

Por isso, a obra «só deverá começar no próximo ano» e terá de ficar concluída «até ao final de 2022» para poder ser financiada com o apoio comunitário aprovado, vincou Conceição Margalha.

«Um equipamento de extraordinária importância»

No comunicado, o município referiu que colaborou na elaboração da candidatura do projeto a fundos comunitários e disponibilizou um terreno na vila de Ourique, junto ao quartel dos bombeiros voluntários, para a construção do novo centro de saúde, a cargo da ULSBA.

Em declarações à Lusa, no dia 24 de abril, o Presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, mostrou-se «naturalmente satisfeito» com a aprovação do financiamento comunitário para a construção do novo centro de saúde, que considerou «um equipamento de extraordinária importância» para «melhorar as condições de prestação de cuidados de saúde no concelho».

Segundo o autarca, «tem sido um processo longo e difícil e só com muita persistência e muita perseverança será possível conseguir concretizar a construção» do novo Centro de Saúde de Ourique.

«Depois de o município ter obtido da parte do Governo a decisão política em avançar com a obra e de ter disponibilizado um terreno para a construção, de ter sido elaborado o projeto do novo Centro de Saúde de Ourique, de se ter conseguido junto da CCDRA a abertura de um aviso [para candidaturas deste tipo de equipamentos a fundos comunitários] e da respetiva candidatura ter sido elaborada e entregue, agora recebemos a boa notícia da aprovação do financiamento», frisou o autarca.

Segue-se o lançamento do concurso público para adjudicar a empreitada e «passo a passo vamos prosseguindo o trabalho para a concretização de um equipamento de extraordinária importância para a prestação de cuidados de saúde no concelho de Ourique», frisou Marcelo Guerreiro.

Fonte: Lusa