Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
10 de setembro – Dia Mundial de Luta Contra o Suicídio

O Serviço de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano assinala o Dia Mundial de Luta Contra o Suicídio.

 

 

Numa altura em que se prevê, já no final deste ano, uma fase difícil da nossa vida social e económica, que irá pôr em causa a nossa autoestima, orgulho próprio e dignidade, nunca é demais alertar-se para o flagelo do suicídio.

Ao indivíduo enredado na ideação suicida, a par do doloroso sofrimento moral e existencial, cabe-lhe a tolerância e humildade para solicitar ajuda à família, amigos e serviços médicos, tantas vezes quantas forem necessárias.

À família, amigos e técnicos de saúde, por sua vez, cabe-lhes o dever humano de acolher, conter o sofrimento, orientar, ouvir, medicar, voltar a ouvir e, nos casos de difícil manuseio, internar… Deste modo, a crise existencial do ser em sofrimento suicida tem uma elevada probabilidade de ser ultrapassada. A disponibilidade neste acolhimento deve ser incondicional…

Incondicional porque, do ponto de vista filogenético, qualquer ser humano é um projeto de vida em evolução, com milhões de anos geneticamente codificados, cujo objetivo atual é o de envelhecer, para enriquecimento ontogénico futuro.

Salvemos, assim, a humanidade, na riqueza do envelhecer de cada ser cuja progressão vital iria ser brutalmente coartada!

O Serviço de Psiquiatria da ULSLA