O desenvolvimento da criança é decorrente de uma interação contínua entre as características biológicas e as experiências oferecidas pelo meio ambiente e fatores adversos nestas duas áreas podem alterar o seu ritmo normal. Para além de ser um processo contínuo, em que se utilizam "etapas" como pontos de referência para facilitar a sua descrição, ele é global, com as suas diferentes áreas relacionadas e dependentes de influências comuns. O desenvolvimento adequado pressupõe a interação entre fatores genéticos e fatores ambientais e conhecer as características de cada fase ajuda a identificar o que é normal e os desvios da normalidade.
A Intervenção Precoce na Infância (IPI) tem como foco promover o desenvolvimento da criança e providenciar apoios e recursos às famílias de crianças entre os 0 e os 6 anos de idade com atraso de desenvolvimento, doenças crónicas ou incapacitantes, ou em risco de desenvolvimento por condições de índole biológica e/ou ambientais.
Na prática da IPI é necessário e crucial ter uma compreensão dos vários sistemas em que a criança está inserida, e ainda proporcionar as interacções como processos cruciais para o seu desenvolvimento, uma vez que este sofre a influência contínua de factores intrínsecos e extrínsecos, que provocam variações de um indivíduo, para outro e que tornam único o curso do desenvolvimento de cada criança. As experiências precoces têm um papel significativo no desenvolvimento cerebral e os pais e outros cuidadores, bem como as características do ambiente familiar e social em que a criança está inserida, têm uma influência direta no desenvolvimento da criança, com efeitos ao nível do sistema nervoso central. Assim, é também um dos objectivos da IP, envolver ativamente as redes de apoio social informal e formal da criança, que por sua vez vão influenciar de forma direta e indirecta, o funcionamento da mesma e da família e contribuir para que os cuidadores principais da criança proporcionem experiências reguladoras nos seus contextos naturais, que a ajudem a adquirir experiências relevantes para o seu desenvolvimento.
No sentido de proporcionar conhecimentos que permitam a compreensão dos processos interativos e contínuos, que ocorrem entre a criança e o meio ambiente e que condicionam o seu desenvolvimento precoce, realizou-se no passado dia 26 de Junho de 2024, a 2ª Oficina do Ciclo “Trilhos Comuns entre as Famílias e a Intervenção Precoce na Infância” sobre o tema “O Desenvolvimento Infantil: A Interação Dinâmica e Contínua entre o Biológico e as Experiências Individuais, Familiares e Comunitárias " organizado pelo Gabinete de Formação da Subcomissão de Coordenação Regional (SCR) do Alentejo. Nesta 2ª oficina, contámos com a presença do Dr. José Boavida, Comissário na Comissão de Coordenação Nacional do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), representante do Ministério da Saúde e tivemos uma audiência de cerca de 600 participantes.
Coordenação Regional Intervenção Precoce