Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
2º Encontro de Saúde Escolar e Saúde Oral do Litoral Alentejano

2º Encontro de Saúde Escolar e Saúde Oral do Litoral AlentejanoDecorreu no dia 10 de abril, em Sines, o 2º Encontro de Saúde Escolar e Saúde Oral do Litoral Alentejano, organizado pela Unidade de Saúde Pública do Alentejo Litoral e pela Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Sines.

Este evento, onde estiveram presentes cerca de 200 participantes, teve como objetivos a partilha de boas práticas de educação e promoção da saúde das Equipas de Saúde Escolar locais e a divulgação de outros projetos, bem como proporcionar o convívio entre os profissionais das comunidades educativas do Litoral Alentejano e de outros intervenientes em Saúde Escolar e Saúde Oral.

A Saúde Oral e a Prevenção da Obesidade foram os temas mais debatidos entre os profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, psicólogos, dietistas, higienistas orais – e a comunidade escolar – professores e alunos – presentes no evento.

No que respeita à Saúde Oral foi apresentado o trabalho que tem vindo a ser feito a nível nacional, com atividades de prevenção e sensibilização das crianças e jovens em saúde oral, que resultou num aumento da percentagem de crianças e jovens livres de cáries.

Na temática da Prevenção da Obesidade nos jovens, os resultados também são expressivos, mas pela negativa. Segundo os números referidos, um terço das crianças portuguesas é obesa e, das crianças que são agora pré-obesas e obesas, 60 por cento pode vir a ser obeso na fase adulta.

Neste Encontro, foi ainda debatida a importância do desenvolvimento de competências sociais e emocionais de crianças e jovens.

Foi ainda realçada a importância deste tipo de encontros para partilhar experiências e projetos e estreitar parcerias com a comunidade escolar, para que todos juntos possam contribuir para o crescimento saudável e o sucesso educativo das crianças.