Parabéns Hospital de Beja! O Hospital José Joaquim Fernandes celebra 50 anos de vida. Para assinalar a efeméride, o Diário do Alentejo recorda alguns capítulos da história de um hospital que é de todos nós.
Há meio século que os seus corredores conhecem a azáfama e a correria de médicos e enfermeiros que “vestem a camisola”.
As 50 velas são sopradas no meio de uma pandemia que está a assolar o mundo.
Do “auge da formação médica” na década de 80 à dificuldade atual em contratar profissionais, recordamos alguns capítulos da história de um hospital que nasceu da vontade de Carolina Almodôvar Fernandes, que em 1963 doou 14 mil contos ao Estado para dotar Beja de uma nova unidade de saúde.
Leia mais na edição do DA (23/10/2020)
Texto: Jornalista Marta Louro
Fotos: Ricardo Zambujo (ULSBA)
CARTAS AO DIRETOR
O Diário do Alentejo publica uma “Carta ao Diretor”, escrita por Ana Marta, Xana e Alice (Beja), com o título “Pelo Nosso Hospital, Obrigada“.
“O novo Hospital José Joaquim Fernandes recebia mãos jovens que vinham ajudar a construir um novo capitulo da saúde pública em Portugal. Todos os alentejanos passaram a ter acesso a novas terapêuticas e acompanhamento especializado que até então apenas seria possível em Lisboa e noutros grandes centros urbanos do país.
Um grupo de profissionais da saúde, naquele dia de 25 de outubro, juntou-se no átrio do hospital para a inauguração oficial. Era o início de uma vida de dedicação à saúde pública como bem imprescindível a uma sociedade sã e a um futuro melhor.
Leia a Carta na íntegra aqui