Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
A ARS Alentejo recebe Prémio de Boas Práticas Infarmed 25+

 

 

A ARS Alentejo recebeu, no passado dia 15 de janeiro,  o Prémio de Boas Práticas Infarmed 25+ pelo projeto "Capacitação dos doentes e dos seus cuidadores na gestão da medicação no domicílio”.

No âmbito do encerramento das comemorações dos seus 25 anos, o INFARMED, I.P. organizou, no dia 15 de janeiro, a sessão Prémios de Boas Práticas Infarmed 25+, durante a qual foram distinguidos projetos e instituições promotoras de boas práticas, no setor dos Medicamentos e Produtos de Saúde.

O projecto assenta, entre outros pontos, em:
 
1) Integração do farmacêutico nas equipas domiciliárias;

 2) Standartizar a abordagem de cuidados ao doente domiciliário, criando um conjunto de ferramentas que minimize as assimetrias no trato, e assegure a permanente atualização da história clínica e terapêutica do doente nos cuidados domiciliários, para uma melhoria de eficiência e optimização dos recursos;

3) Capacitar os doentes e os seus cuidadores na gestão da medicação em casa de modo a evitar o uso incorrecto dos medicamentos, troca de medicação, tomas desajustadas, aumentando a adesão à terapêutica para benefício do doente e minimizando as complicações associadas ao seu uso incorrecto.


A sessão de entrega de prémios foi precedida de uma conferência intitulada "Gerir ou liderar? A importância da Inteligência Emocional", proferida por Pedro Norton de Matos. A sessão decorreu no Auditório do INFARMED, I.P..