Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ARS Alentejo promove ações de sensibilização na Feira de São João em Évora

Foi entre o dia 23 de junho e 3 de julho que a ARS Alentejo esteve representada nas Festas populares da cidade de Évora.
 
Através de diferentes serviços da Região promoveram-se ações de sensibilização,  dando a conhecer o trabalho que tem vindo a ser realizado em todo o Alentejo no que à saúde diz respeito.
 
Esteve assim presente no dia 23 a Unidade de Cuidados na Comunidade do ACES Alentejo Central com a saúde escolar, saúde oral, cuidados continuados e intervenção comunitária. 
 
No dia 24 esteve presenta a Intervenção Precoce na Infância do Alentejo – SNIPI, apresentando o funcionamento da rede da Intervenção precoce na Infância. 
   
O dia 25 foi dedicado à sensibilização para os rastreios de base populacional que se realizam em todas as Unidades de Saúde do Alentejo.
  
A Equipa de Coordenação Regional dos Cuidados Continuados Integrados, marcou a sua presença no dia 26, domingo, divulgando a Rede de Cuidados Continuados Integrados no Alentejo, dando a conhecer à população as Unidades existentes no Alentejo, bem como a sua localização e a acessibilidade dos Utentes à REDE.
 Folheto RNCCI 2016 feira SJoao.pdfFolheto RNCCI 2016 feira SJoao.pdf

 
No dia 27, com o tema “Reguengos mais saudável” foi apresentado pela unidade de Cuidados na Comunidade – ALMOREG.
  
A Unidade de Saúde Pública do ACES Alentejo Central, sensibilizou a população para as alterações climáticas, no dia 28 de junho, terça-feira.
  
No dia 29 de junho, a Unidade de Cuidados na Comunidade e a Unidade de Saúde Familiar Matriz de Arraiolos, promoveram a alimentação saudável e a saúde oral.
   
O Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce para a Infeção pelo VIH/sida de Évora, esteve presente no dia 30 de junho, e a sua participação teve como objetivos:
 -  Divulgar os serviços, espaços e os horários de atendimento;
- Dar conhecimento da realização do teste rápido VIH/sida;
- Promover e sensibilizar para adoção de comportamentos preventivos face à infeção pelo VIH/sida;
 -  Promover a utilização do preservativo enquanto prática sexual segura;
- Distribuição de informação e outros materiais de prevenção (preservativos).


 CADFolheto_final.pdfCADFolheto


 
A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, esteve representada pelo Centro de Saúde e pela Unidade de Cuidados da Comunidade de Monforte, com Projetos de educação e promoção para a saúde.

 A UCC-Monforte aceitou assim o convite para estar presente e teve a oportunidade de mostrar algum do trabalho que desenvolve no concelho, além “fronteiras”, tais como um jogo desenvolvido em colaboração com uma das escolas do concelho, sobre promoção de uma alimentação saudável. 

 A UCC foi representada por um dos seus enfermeiros, que apresentou um Poster elucidativo das atividades desenvolvidas, sendo que este elemento teve oportunidade de esclarecer algumas dúvidas sobre as mesmas junto dos visitantes da Feira. 


 
Também participou nas festas populares de Évora, no dia 2 de julho, o Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Alentejo com o tema: "Cuidados a ter com as carraças", sensibilizando a população para prevenção da picada e cuidados a ter na sua remoção. 
 
Sabe como remover uma carraça? E evitar a sua picada?

 Panfleto_SP_carraças_2016.pdfPanfleto_SP_carraças_2016

 

Para encerrar a participação da Arsa na Feira de S. João o tema global desenvolvido e apresentado foi: ARSAlentejo - A saúde mais perto de si.