As Ambulâncias SIV de Odemira, Estremoz, Moura e Elvas estão de parabéns!
A 16 de outubro de 2007 entravam em funcionamento as primeiras quatro Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), no Alentejo, no âmbito do projeto do Ministério da Saúde de requalificação das urgências. Parabéns às Ambulâncias SIV de Odemira, Estremoz, Moura e Elvas! Completam, este ano, 13 anos de funcionamento.

As Ambulâncias SIV têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados, tais como manobras de reanimação. A tripulação é composta por um Enfermeiro e um Técnico de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) e visa a melhoria dos cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar à população.

Destinam-se a garantir cuidados de saúde diferenciados, designadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida (SAV).

Ao nível dos recursos técnicos tem a carga de uma Ambulância de Suporte Básico de Vida (SBV), acrescida de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos. O equipamento das SIV permite a transmissão de eletrocardiograma e sinais vitais.​