CAD de Évora retoma atividade

CAD

O CAD de Évora (Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção VIH/sida), promovido pela ARS Alentejo, I.P., com o apoio do Programa Nacional para a Infeção VIH/sida (PNSIDA) e Hospital do Espírito Santo de Évora, E.P.E. (HESE), retomou a sua atividade no passado dia 8 de Julho.

O CAD de Évora funciona nas instalações do  Hospital do Espírito Santo de Évora, E.P.E., e descentralizadamente nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) em Évora, nas 2ª e 4ª feiras à tarde.

O CAD assume-se como um espaço "porta aberta" onde qualquer pessoa se pode deslocar voluntariamente para obter informações e/ou realizar o teste de diagnóstico da infeção pelo VIH/sida. O atendimento no CAD é anónimo, confidencial e gratuito, não exigindo marcação prévia nem apresentação de documento de identificação.

O teste realizado no CAD é o teste rápido (realizado por picada no dedo), sendo este integrado num processo de Aconselhamento pré e pós-teste com uma duração aproximada de 40 minutos. O resultado do teste é transmitido na hora ao utente, sendo que todos os resultados reativos deverão ser submetidos a confirmação em laboratório. Os casos confirmados serão referenciados para a consulta médica da especialidade com a maior brevidade possível.

Sendo a infeção pelo VIH/sida um sério problema de saúde pública no nosso país e uma área prioritária de saúde, em que a maioria das transmissões ocorre pelo contacto sexual sem utilização do preservativo, pretende-se com este serviço facilitar o acesso ao Aconselhamento e teste voluntário, e contribuir para a prevenção e a deteção precoce da doença no Alentejo e em particular no distrito de Évora.