Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CRI de Évora reativa GIRA para responder ao problema dos consumos e comportamentos de risco no Alentejo central
Na perspetiva de analisar os dados relativos ao problema dos comportamentos aditivos no Alentejo e identificar as melhores respostas reuniu, no passado dia 30 de março, na plataforma teams, o Grupo de Intervenção Regional do Álcool.

Após a paragem motivada pela pandemia e face ao agravamento dos indicadores, tornou-se imperioso a reativação desta resposta. Ao apelo do Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, responderam 46 instituições e 50 técnicos das mais variadas áreas. Da saúde, à educação, passando pelo poder local, segurança e intervenção social, foi possível recolher um conjunto significativo de contributos que integrados, poderão constituir uma resposta assertiva e eficaz aos problemas vividos na região. Verificámos a existência de um grande acolhimento por parte das entidades participantes aos desafios lançados e uma preocupação conjunta face à realidade atual no que concerne aos comportamentos aditivos, com especial enfoque nas consequências da pandemia nos comportamentos de crianças, jovens e adultos.

Os dados dos comportamentos aditivos e dependências que marcam a qualidade de vida das nossas comunidades e indivíduos, têm sido alvo de profunda preocupação e merecido a adesão das entidades publicas e privadas com responsabilidade no setor.

Assim, entre os mais de 50 compromissos, foi possível alcançar contributos em áreas tão diversas como, intervenção em meio laboral, intervenção em contextos de diversão noturna, execução de programas de educação pelos pares (jovens e 3ª idade), dinamização de sessões de sensibilização, reforço das ações de fiscalização, produção de novos materiais informativos, organização de eventos, etc.

Nota para a alteração da designação do grupo que agora integra a dimensão Saúde. Assim, doravante o projeto designar-se-á Grupo de Intervenção Regional no Álcool e Saúde (G.I.R.A.S.), motivado pela necessidade em desenvolver trabalho na área da saúde mental, e não só.

A mobilização da comunidade para este desafio constituiu um sinal claro de compromisso e responsabilidade no que toca à sua participação para a concretização de esforços para a resolução dos problemas ligados às adições vividos na região.​