Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Centro de Saúde de Santiago do Cacém recebe Unidade Móvel de Saúde

Unidade Móvel de Saúde

A Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P. (ARS Alentejo), na presença de Sua Excelência o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, irá entregar no dia 22 de Setembro, pelas 17:00 horas, na Extensão de Santo André, uma nova Unidade Móvel de Saúde (UMS).

A UMS, no valor de 58.347,39 €, foi adquirida pela ARS Alentejo com co-financiamento comunitário do INAlentejo.

O seu funcionamento será assegurado segundo um protocolo de cooperação interinstitucional celebrado entre a ARS Alentejo, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém.
Este protocolo proporcionará ao Centro de Saúde de Santiago do Cacém uma Unidade Móvel de Saúde apetrechada com meios técnicos diferenciados, destinada a assegurar maior acessibilidade e melhor qualidade na prestação de cuidados de saúde em Medicina Geral e Familiar às populações da sua área de influência.

A ARS Alentejo assegurará à UMS, através do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Litoral / Centro de Saúde de Santiago do Cacém e da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, os meios humanos adequados destinados a assegurar maior acessibilidade e melhor qualidade na prestação de cuidados de saúde, nomeadamente, prestar cuidados na área clínica e de enfermagem, apoio domiciliário, vigilância de Programas de Saúde (diabetes, hipertensão, anticuagulação oral), vigilância do estado de saúde de idosos, cuidados a acamados, rastreios; plano de vacinação e saúde escolar.

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém assegurará à UMS os custos com o combustível e a manutenção, o motorista necessários ao seu funcionamento e uma Técnica licenciada de Acção Social, que prestará apoio social aos utentes, nomeadamente aos idosos.

Com a colocação desta UMS em Santiago do Cacém, a ARS Alentejo passa a dispor de oito UMS, colocadas nos Centros de Saúde de Évora (2006), Ourique (2007), Nisa (2007), Borba (2008); Odemira (2008), Gavião (2010), Almodôvar (2010) e Santiago do Cacém (2010).