Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Centro de Respostas Integradas do Litoral Alentejano assinala 21 anos

O Centro de Respostas Integradas do Litoral Alentejano (CRI LA) está de parabéns, completou, no dia 3 de setembro, 21 anos.


O CRI LA é atualmente uma unidade pública para a Prevenção e Tratamento dos Comportamentos Aditivos e Dependências nos cinco concelhos do Litoral Alentejano, que depende funcionalmente da DICAD (Divisão de Intervenção nos comportamentos Aditivos) da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo) que integra o Ministério da Saúde.


Quando em 1999 foi criado localmente chamava-se Centro de Atendimento a Toxicodependente (C.A.T.) e estava inserido numa estrutura designada Serviço de Prevenção e Tratamento das Toxicodependências (S.P.T.T.) que partindo de Lisboa foi criando estruturas espalhadas inicialmente pelas capitais de distrito. Depois também em outros territórios, em que o alvo essencial eram os toxicodependentes de heroína.


Apesar de, ainda hoje, o designarem pelo nome de “criança” foi crescendo e alargando responsabilidades quer territoriais quer no âmbito de atividade. Em 2002 transitou para o Instituto da Droga e da Toxicodependência (I.D.T.) tornando-se uma equipa de Tratamento do Centro de Respostas Integradas do Baixo Alentejo e do Alentejo Litoral (integrando a Delegação Regional do Alentejo). Continua no tratamento da dependência de heroína, mas também da cocaína, dos consumos problemáticos de canábis e nos problemas ligados ao álcool.
Em 2011, a completar 12 anos, foi extinto o IDT tendo sido integrada a estrutura na ARS Alentejo. Foram-lhe atribuídas mais funções/responsabilidades, com o surgimento de novas dependências e novos padrões de relacionamento interpessoal. Para além de intervir nas chamadas substâncias ilícitas (heroína, cocaína, canábis,…) e nas legais como a álcool, passou a intervir na prevenção e tratamento nos comportamentos aditivos e dependências sem substância (o jogo, o gaming, redes sociais…), fruto de uma sociedade dinâmica e claramente influenciada pelos ecrãs que entraram em definitivo na vida de todos.


O CRI do Litoral Alentejano comemora os seus 21 anos a atravessar a pandemia do Covid19 num esforço de adaptação para, apesar dos constrangimentos, continuar a prestar cuidados à população do Litoral Alentejano.


A equipa do CRI LA ambiciona para o futuro próximo continuar a crescer, a evoluir na resposta às situações emergentes e (re)emergentes…sente a necessidade de integrar mais gente para o projeto e aumentar a relação de cooperação interinstitucional e a integração na comunidade, pois continua a acreditar que só com intervenções globalizadas e interdisciplinares se consegue a melhor resposta individual e comunitária.