Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Centro de Saúde de Gavião recebe Unidade Móvel de Saúde

UMS

A Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P. (ARS Alentejo) entregou, no passado dia 28 de Maio, no Centro de Saúde de Gavião, uma nova Unidade Móvel de Saúde (UMS).

A UMS, no valor de 58.347,39 €, foi adquirida pela ARS Alentejo com co-financiamento comunitário do INAlentejo.

O seu funcionamento será assegurado segundo um protocolo de cooperação interinstitucional celebrado entre a ARS Alentejo, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) e a Câmara Municipal de Gavião.

Este protocolo proporcionará ao Centro de Saúde de Gavião uma Unidade Móvel de Saúde apetrechada com meios técnicos diferenciados, destinada a assegurar maior acessibilidade e melhor qualidade na prestação de cuidados de saúde em Medicina Geral e Familiar às populações da sua área de influência.

A ULSNA, assegurará à UMS, através do Centro de Saúde de Gavião, os meios humanos adequados destinados a assegurar maior acessibilidade e melhor qualidade na prestação de cuidados de saúde, nomeadamente, prestar cuidados na área clínica e de enfermagem, apoio domiciliário, vigilância de Programas de Saúde (diabetes, hipertensão, anticuagulação oral), vigilância do estado de saúde de idosos, cuidados a acamados, rastreios; plano de vacinação e saúde escolar.

A Câmara Municipal de Gavião assegurará à UMS os custos com o combustível e a manutenção, os motoristas necessários ao seu funcionamento e uma Técnica licenciada de Acção Social, que prestará apoio social aos utentes, nomeadamente aos idosos.