Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Cinco Agrupamentos de Escolas na área de abrangência da ULSLA foram premiados com o Selo Escola Saudável

A Direção-Geral da Educação, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde, criou este ano letivo o Selo Escola Saudável. Esta distinção pretende premiar as escolas que, no seu quotidiano, privilegiem a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa e distinguir, assim, os agrupamentos de escolas/escolas que se destacam como referência.

Uma Escola Saudável aborda a saúde e o bem-estar de forma estruturada e inscreve essa política no seu projeto educativo, promovendo-o, desenvolvendo-o e consolidando-o, num processo cíclico e contínuo. Está orientada para a ação e é participativa, pois a comunidade educativa tem um papel ativo no diagnóstico de situação, na tomada de decisões e nas atividades a implementar.


A atribuição deste título pretende reconhecer uma Escola que promove:

  • o bem-estar da comunidade educativa;
  • as relações interpessoais saudáveis;
  • a participação da comunidade educativa;
  • os resultados das aprendizagens;
  • a imagem positiva da escola;

 
Os objetivos são:

  1. Distinguir e reconhecer publicamente as escolas que implementam políticas, estratégias e ações concretas de promoção e educação para a saúde;
  2. Incentivar as escolas a abordar a saúde e o bem-estar de forma sistemática e integrada e inscrever essa política no projeto educativo;
  3. Incentivar as escolas a avaliar e partilhar, de forma sistemática, sobre a promoção e a educação para a saúde;
  4. Identificar as escolas que promovam as capacidades relacionadas com o desenvolvimento de conhecimentos e competências e com o compromisso de todos os membros da comunidade educativa para com a saúde e o bem-estar.

As candidaturas decorreram durante o mês de outubro de 2017 através do preenchimento e submissão, em plataforma digital própria, do Instrumento de Avaliação Rápida de Práticas de Educação para a Saúde.

Os resultados podem ser atualmente consultados no aqui
  

Nesta primeira Edição, foram distinguidos os seguintes agrupamentos de escolas da área de abrangência da ULSLA:
   

  • Nível III – Avançado: Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém e Agrupamento de Escolas de Sabóia
  • Nível II – Intermédio: Agrupamento de Escolas de Santo André
  • Nível I – Iniciação: Agrupamento de Escolas do Cercal do Alentejo e Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes

Esta diferenciação permite incentivar as escolas a participar e a melhorar as suas práticas na implementação da Educação para a Saúde em contexto escolar. Os agrupamentos de escolas/escolas podem candidatar-se em novas edições do Selo Escola Saudável à atribuição de um nível superior de certificação.

A titularidade Selo Escola Saudável é atribuída por dois anos letivos consecutivos, reportada à data da sua atribuição.

Sendo a Saúde um dos domínios obrigatórios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, alinhado com as políticas mundiais emanadas pela Organização Mundial da Saúde, com o conceito de promoção da saúde designado na Carta de Ottawa, com as políticas europeias, com as Escolas Promotoras de Saúde, e com as orientações nacionais, com o Programa Nacional de Saúde Escolar e o Referencial de Educação para a Saúde, esta é uma forma válida e pragmática de premiar as práticas de referência.

Numa perspetiva de melhoria continua, o desafio mantem-se em evidenciar a promoção da saúde no quotidiano das pessoas, a promoção e desenvolvimento de ambientes saudáveis e facilitadores de aprendizagens positivas, a manutenção das parcerias, nomeadamente com as equipas de Saúde Escolar, a fomentação da transdisciplinaridade e da intersectorialidade como um todo, na ótica da saúde pública «A Saúde em todas as políticas».