Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental e Assinatura de Contratos para Equipas de Apoio Domiciliário de Saúde Mental na RNCCI no Alentejo

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, realizou-se no Cineteatro Mouzinho da Silveira, em Castelo de Vide, a cerimónia de Assinatura de Contratos para Equipas de Apoio Domiciliário de Saúde Mental na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), no Alentejo. 
 
Na sessão de abertura a cerimónia teve a intervenção, através de mensagem vídeo, da Ministra da Saúde, Marta Temido que na sua intervenção, sublinhou que estas três Equipas de Apoio Domiciliário “são respostas que permitem o acompanhamento em regime ambulatório, a pessoas com doença mental grave, estabilizadas clinicamente, de forma a maximizar a autonomia através de um programa integrado”, sendo a “melhor resposta reabilitativa e a de maior satisfação dos utentes, famílias, comunidades e sociedade”.

O encontro contou com a presença das Coordenadoras da Comissão Nacional de Coordenação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, Purificação Gandra e Cristina Caetano.
Na sessão de encerramento esteve presente a Assessora do Programa Nacional para a Saúde Mental e membro da Comissão Nacional da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, Paula Domingos.
 
Os contratos foram assinados entre a Administração Regional de Saúde do Alentejo, o Instituto de Segurança Social, através dos Centros Distritais de Portalegre, Évora e Beja e três Instituições Particulares de Solidariedade Social da região. São elas, o Lar de S. Salvador da Aramenha, a Associação de Amigos da Criança e da Família – “Chão dos Meninos” e a Santa Casa da Misericórdia de Beja. 
 
As Equipas de Apoio Domiciliário que iniciam desta forma a sua actividade constituem-se como as três primeiras experiências pilotos na área da saúde mental da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados no Alentejo. 
A Equipa do Lar de S. Salvador da Aramenha, sedeada no concelho de Castelo de Vide, é dirigida a utentes adultos residentes nos concelhos de Marvão e Castelo de Vide. 
A Equipa de Apoio Domiciliário para a Infância e Adolescência da Associação de Amigos da Criança e da Família – “Chão dos Meninos”, desenvolverá a sua prestação de cuidados a crianças e adolescentes do concelho de Évora.
A Santa Casa da Misericórdia de Beja, por sua vez, dará resposta domiciliária a utentes adultos com necessidade de cuidados continuados integrados de saúde mental em Beja.
 
Os utentes adultos que vão beneficiar destas respostas poderão contar com um programa adaptado individualmente para reabilitação psicossocial de competências relacionais, de organização pessoal, entre outras, delineado e orientado pelas referidas Equipas em consonância com os próprios e família. 
No que diz respeito a crianças e adolescentes, com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos, o programa reabilitativo promovido pela Equipa de Apoio Domiciliário para a Infância e Adolescência visará trabalhar aspectos sócio–cognitivos e/ou psicossociais, bem como competências dos principais cuidadores.
 
Assim, com estes acordos a RNCCI no Alentejo estará mais próxima de responder globalmente às necessidades de saúde da sua população. "