A Comissão de Qualidade e Segurança do Doente do Hospital do Espírito Santo de Évora EPE (HESE EPE) assinala o Dia Mundial da Segurança do Doente, este ano centrado no tema "Segurança do Profissional de Saúde: uma prioridade para a segurança do doente", com o slogan "Profissionais de saúde seguros, doentes seguros".

A Comissão aderiu à campanha da Organização Mundial de Saúde, que tem como objetivos aumentar a consciencialização e o envolvimento do público, melhorar a compreensão, estimular a solidariedade e ação globais para promover a segurança do doente. Reconhecendo a segurança do doente como uma prioridade de saúde, os 194 Estados Membros da Organização Mundial de Saúde, na 72ª Assembleia Mundial da Saúde, em Maio de 2019, apoiaram a criação do Dia Mundial da Segurança do Doente (Resolução WHA72.6), a ser celebrado anualmente em 17 de Setembro.

Diariamente, o HESE reforça a mensagem juntos dos Profissionais de Saúde e dos Utentes que comportamentos seguros como o uso adequado de máscara, o distanciamento físico, a etiqueta respiratória e a higiene das mãos são fundamentais para garantir a segurança de todos. Foram também implementados o rastreio clínico e epidemiológico aos doentes/utentes, através de questionário e medição de temperatura e o autorrastreio dos profissionais de saúde.

Desde março de 2020, no contexto da presente pandemia, o HESE tem como principais objetivos: minimizar a transmissão da doença, promover a segurança e saúde dos profissionais de saúde, manter a capacidade operacional da instituição e reduzir a mortalidade e morbilidade da doença.

A segurança dos profissionais e dos doentes deve constituir uma prioridade para todos os que frequentam o Hospital. Ao longo dos últimos sete meses, o HESE implementou várias medidas para que cada Profissional se possa manter seguro, a destacar: formação sobre a utilização, colocação e remoção adequadas dos EPI's, medidas de prevenção (etiqueta respiratória, higienização das mãos, superfícies, máquinas e equipamentos de trabalho e distância física de segurança), promoção da saúde mental (conciliação trabalho-família, gestão de stresse, medo e ansiedade), criação de uma Linha SOS PSI - um apoio psicológico para todos os Profissionais do HESE pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HESE, distribuição de EPI's e a criação de entradas e circuitos separados para doentes COVID e não COVID, com sinalética de segurança.

Contamos com todos para promover a segurança de todos: "Profissionais de saúde seguros, doentes seguros". Cada um de nós, profissional ou utente, deve ser responsável pela segurança, começando pela sua própria, e a de todos, cumprindo as regras e as orientações emanadas pela DGS.

Entre outras atividades, e em articulação com o Gabinete de Comunicação e Marketing do HESE EPE e com o fotógrafo Fábio Calisto, Enfermeiro no Serviço de Urgência do HESE EPE, no âmbito da campanha "Profissionais de saúde seguros, doentes seguros", serão divulgadas imagens dos Profissionais do HESE no combate à COVID-19. As fotografias retratam profissionais que cumprem as normas de segurança e usam os equipamentos de proteção individual (EPI'S) adequados, como garantia da segurança de todos. A campanha será apresentada através das redes sociais, site e intranet do HESE.