Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Coronavírus - Unidades de saúde vão atualizar planos de contingência

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou no dia 5 de fevereiro, que foi dada indicação às unidades de saúde para atualizarem os seus planos de contingência.

«Todo o cuidado é pouco, temos de treinar, capacitar», disse Graça Freitas, em conferência de imprensa, em Lisboa, onde foi feito um novo balanço sobre a infeção pelo novo coronavírus (2019-nCov).
Graça Freitas referiu que Portugal está a preparar-se para uma «eventual escalada de infeções», pelo que foi dada indicação às unidades de saúde (hospitais e centros de saúde) para que os planos de contingência sejam «atualizados, reformulados, reavivados» de forma a haver profissionais formados e treinados e equipamento de proteção disponível.
A Direção-Geral da Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge tiveram ontem reuniões de trabalho com as administrações regionais de saúde, hospitais, Instituto Nacional de Emergência Médica, laboratórios e entidades aeroportuárias para «atualizar procedimentos» relativamente face ao surto do ‘2019-nCov’.

Na conferência de imprensa, Graça Freitas sublinhou ainda que as 20 pessoas que estão internadas voluntariamente em Lisboa, onde chegaram no domingo provenientes da China, encontram-se bem de saúde, sem sintomas de infeção causada novo.
Com o seu consentimento, as pessoas estão em «isolamento profilático» em instalações no Hospital Pulido Valente e no Parque da Saúde, ambos em Lisboa.

A Diretora-Geral da Saúde referiu que as pessoas «estão bem de saúde, não desenvolveram sintomas» e «têm cumprido as orientações» que lhes são dadas, nomeadamente o uso de máscaras, assinalando que o «isolamento profilático» foi uma «medida excecional», mas «adequada ao grupo», que esteve na cidade chinesa onde começou o surto e, por isso, teve «maior probabilidade» de exposição ao vírus.

As 20 pessoas vão estar internadas durante 14 dias, período de incubação (até ao aparecimento de sintomas de infeção) do novo coronavírus.

Fonte: Lusa
Para saber mais, consulte:
DGS > Comunicados