Covid-19 - Bruxelas financia projetos de recolha de plasma incluindo em Portugal
A Comissão Europeia vai financiar com 36 milhões de euros 24 projetos de 15 países, incluindo Portugal, para recolha de plasma de dadores que recuperaram da Covid-19 e que poderá ser usado para tratar pacientes.

Os projetos envolvem 14 Estados-Membros, incluindo Portugal, e o Reino Unido e esta ação é financiada através do Instrumento de Apoio de Emergência, num total de 36 milhões de euros.

Os projetos são nacionais ou regionais e, na maioria dos casos, envolvem a distribuição de fundos a um grande número de centros locais de colheita de sangue ou plasma (mais de 150 no total).

O tratamento envolve a transfusão de plasma convalescente para pacientes doentes para aumentar a sua imunidade e capacidade de combater o vírus.

Também pode ser fornecido à indústria para a purificação de anticorpos para produzir um medicamento para a Covid-19.

Os financiamentos apoiarão a compra de várias máquinas de plasmaferese – um tratamento médico no qual usamos uma máquina para remover elementos do plasma sanguíneo que possam ser responsáveis por algumas doenças – e equipamento associado, incluindo kits de colheita, equipamento de armazenamento, testes laboratoriais e caracterização do plasma e alterações organizacionais nos centros de sangue.

«Quando se trata de investigação terapêutica para a Covid-19, todas as opções têm de ser exploradas para garantir que tratamentos seguros e eficazes possam ser disponibilizados o mais rapidamente possível», disse, em comunicado, a comissária europeia para a Saúde, Stella Kyriakides.

«Graças aos muitos candidatos que responderam ao convite da Comissão, a recolha de plasma pode agora ser aumentada através dos projetos selecionados, o que ajudará na utilização do plasma convalescente como um possível tratamento promissor», salientou.

Fonte: Lusa