Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Covid-19 - Autotestes
Mais de 700 pessoas comunicaram resultado de teste positivo ao SNS 24.

Mais de 700 utentes comunicaram ao Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) os resultados de autotestes positivos ao novo coronavírus ou inconclusivos desde o dia 05 de abril, segundo dados da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

De acordo com a SPMS, “até ao dia 11 de maio, o SNS 24 registou 741 contactos de utentes que comunicaram resultados de autotestes positivos ou inconclusivos”.

Quando são reportadas estas situações, é emitida automaticamente uma requisição para a pessoas realizar um teste laboratorial covid-19 (RT-PCR) para confirmar o resultado do autoteste.

Desde a criação do regime excecional no âmbito da pandemia de Covid-19, que permite a venda de autotestes nas farmácias e nas parafarmácias, o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento já autorizou seis empresas.

Recorde-se que os testes rápidos de antigénio foram autorizados, permitindo à população fazer o autoteste à Covid-19, na sequência de um regime excecional aprovado pelo Governo.

As regras constam em circular conjunta da Direção-Geral (DGS) da Saúde, do Infarmed e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, publicada a 19 de março, que define os critérios de inclusão, operacionalização da utilização e reporte de resultados dos autotestes da Covid-19, que só podem ser dispensados a maiores de 18 anos.


Para saber mais, consulte:

DGS >​ Circular Informativa Conjunta N.º 005/CD/100.20.200 de 19/03/2021​

SPMS – ​https://www.spms.min-saude.pt

​​