Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Covid-19 - Estudo do SICAD visa perceber papel dos consumos durante pandemia
O Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) lançou na sexta-feira, dia 30 de abril de 2020, um estudo que visa compreender o papel do consumo de bebidas alcoólicas, medicamentos psicoativos, canábis e utilização da internet e videojogos durante a pandemia da Covid-19.

 
Tendo como ponto de referência o dia 13 de março, o estudo pretende perceber se ocorreram alterações no âmbito destes comportamentos aditivos, «no antes e no depois», e em caso afirmativo perceber «as razões que estiveram subjacentes a essa alteração de comportamento, que «pode ser para mais ou para menos», disse à agência Lusa a Diretora de Serviços de Monitorização e Informação do SICAD, Alcina Ló.

 
Tendo em atenção a situação atual que estamos a viver, o estudo visa também «perceber a severidade do consumo no caso das substâncias, sejam lícitas ou ilícitas, e dos videojogos e da internet e perceber se há um agravamento do risco de dependência nestes comportamentos que pretendemos identificar».

 
Para isso, serão aplicadas determinadas escalas para aferir o risco/dependência desses comportamentos.

 
Inquérito decorre até 10 de maio. Participação é anónima e voluntária

 
Os questionários online são dirigidos a consumidores maiores de 18 anos de substâncias lícitas e ilícitas, neste caso a canábis, e utilizadores de internet e videojogos, sendo que neste último caso está contemplado um módulo para os pais com filhos menores, se perceberem eventuais alterações do controlo parental e a sua perceções sobre aquela utilização por parte dos filhos.

 
Para abranger o maior número de pessoas, o SICAD disseminou o estudo pela sua rede de parceiros para o fazerem chegar às suas populações alvo, através das suas plataformas digitais, estando também disponível no seu site.

 
Entre os parceiros, estão organizações não-governamentais que têm contacto com muito jovens, associações académicas, associações juvenis, disse, apelando à participação de todos no inquérito que «demora menos de 10 minutos» a ser preenchido.

 
Adaptar respostas existentes a «populações mais fragilizadas»

 
«A participação destes cidadãos é sem dúvida um elemento fundamental para que nós possamos tomar as melhores decisões que vão ao encontro daquilo que são as necessidades das populações, das comunidades, dos pais e dos indivíduos em geral», salientou.

 
Segundo Alcina Ló, esta fase de pandemia é uma «preocupação muito grande» para o SICAD, que tem desenvolvido orientações e trabalhado com as organizações não-governamentais que intervêm junto das populações «mais desorganizadas e mais desfavorecidas», designadamente os consumidores problemáticos de álcool, heroína e outras substâncias ilícitas.

 
«Muitos deles vivem na rua e, portanto, há um conjunto de medidas estão a ser tomadas no sentido de adaptar as respostas existentes a estas populações mais fragilizadas e mais distanciadas dos serviços e com dificuldades acrescidas de se protegerem, de lavarem as mãos», adiantou.

 
Estas pessoas têm «um conjunto de necessidades que de repente lavar as mãos pode não ser uma prioridade. E, portanto, há aqui todo um trabalho que tem sido feito junto destas populações mais vulneráveis a que temos estado com muita atenção e a produzir orientações em conjunto com os serviços», acrescentou.

 
Para saber mais, consulte: