Dia Mundial da Segurança do Doente - Entidades do SNS assinalam data, que se comemora a 17 de setembro

Comemorou-se na passada quinta-feira, 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Doente, uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde, em maio de 2019.

Este ano, a efeméride foi dedicada ao tema «Segurança do Profissional de Saúde: Uma prioridade para a Segurança do Doente» e tem como slogan «Profissionais de Saúde Seguros, Doentes Seguros».
O Dia Mundial da Segurança do Doente tem como principais objetivos aumentar a conscientização e o envolvimento do público, melhorar a compreensão global e estimular a solidariedade e ação globais para promover a segurança do paciente.

A Direção-Geral da Saúde, que se associa a esta iniciativa, desenvolve, desde 2015, o Plano Nacional para a Segurança do Doente (PNSD), um instrumento de apoio a gestores e clínicos na aplicação de boas práticas de segurança, inserido no quadro de uma política pública para evitar a ocorrência de incidentes associados à prestação de cuidados de Saúde no Serviço Nacional de Saúde.
O PSND 2015-2020 contempla 9 objetivos estratégicos: aumentar a cultura de segurança do ambiente interno; aumentar a segurança da comunicação; aumentar a segurança cirúrgica; aumentar a segurança na utilização da medicação; assegurar a identificação inequívoca dos doentes; prevenir a ocorrência de quedas; prevenir a ocorrência de úlceras de pressão; assegurar a prática sistemática de notificação, análise e prevenção de incidentes; e prevenir e controlar as infeções e as resistências aos antimicrobianos.

Para assinalar a data, o Centro Hospitalar de Setúbal, através da Comissão da Qualidade e da Segurança do Doente, desenvolveu um conjunto de atividades de promoção e divulgação de trabalhos realizados, com destaque para o «Programa Nacional de Saúde Ocupacional: Extensão 2018/2020», que renova a ambição e o compromisso de «assegurar a proteção e promoção da saúde a todos os trabalhadores, através de ambientes de trabalho saudáveis e da cobertura e qualidade dos Serviços de Saúde Ocupacional».
Também o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) assinala a data, com a realização de um webinar subordinado ao tema «Profissionais Seguros, Doentes Seguros», no dia 17 de setembro, pelas 14h30. O webinar terá lugar na plataforma online Teams e será gravado para posterior divulgação.
Ainda de 17 a 20 de setembro, os polos hospitalares do CHUC estarão iluminados de cor laranja para simbolizar o papel central que a segurança dos doentes desempenha nas ações/esforços dos países para alcançar a cobertura universal de saúde.

Para saber mais, consulte:

•Organização Mundial da Saúde > Dia Mundial da Segurança do Doente 2020 (em inglês)
•Direção-Geral da Saúde > Dia Mundial da Segurança do Doente 2020

•Centro Hospitalar de Setúbal > Notícias