Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia internacional da Consciencialização do HPV

Internacionalmente dia 4 de março pretende-se focar a atenção na prevenção do cancro do colo do útero, associado ao Vírus do Papiloma Humano (HPV). 

A infeção por HPV é uma das infeções de transmissão sexual mais frequente a nível mundial, na maioria das vezes surge sem apresentar sintomas e o organismo consegue eliminá-lo espontaneamente. 

Ainda assim, em algumas pessoas, o HPV não desaparece e pode causar vários cancros e doenças genitais tanto em mulheres e como em homens. 


O vírus do papiloma humano engloba mais de 200 vírus relacionados. Os tipos de HPV transmitidos sexualmente enquadram-se assim em duas categorias: 

  • HPV de baixo risco: não causam cancro, mas podem causar verrugas nos órgãos genitais e ânus (os tipos 6 e 11 do HPV são os mais frequentes); 
  • HPV de alto risco: podem causar cancro (cerca de 12 tipos de HPV de alto risco foram identificados, de entre os quais, os tipos 16 e 18 do HPV).


A sua prevenção pode ser realizada de diversas formas das quais se salienta: 

  • utilização do preservativo; 
  • de acordo com o Plano Nacional de Vacinação, aos 10 anos, 2 doses da vacina do HPV  (com intervalos de 6 meses) contra infeções pelo HPV de 9 genótipos (HPV9)  e/ou consoante recomendação médica;
  • realização de exame ginecológico/ teste a HPV- DNA (rastreio do cancro do colo do útero).

 

A quem se destina este Programa de Rastreio?  

A mulheres que já tenham iniciado a sua atividade sexual com idade igual ou superior a 25 anos e igual ou inferior a 60 anos. 


No que consiste o Rastreio do Cancro do Colo do Útero (RCCU)?  

Na realização de uma citologia em meio líquido de 5 em 5 anos. Este teste consiste numa colheita vaginal para pesquisa de ácidos nucleicos, dos serotipos oncogénicos, do Vírus do Papiloma Humano (HPV). 

Este rastreio realiza-se em todas as Unidade Funcionais (Centros de Saúde) do Alentejo que contactam as utentes sensibilizando para a realização do exame.

Caso pretenda realizar o rastreio, contacte o seu Médico de Família para verificar se se encontra dentro dos critérios definidos.

No caso do resultado ser positivo a utente será encaminhada para consulta de patologia cervical do seu hospital de referência.  

Salientamos a importância do trabalho conjunto entre os cuidados de saúde primários na prevenção e deteção precoce deste vírus e a resposta de seguimento hospitalar no controlo da doença.


"É dia de transmitir à população a importância da prevenção da infeção pelo HPV e dar conhecimento de que atualmente dispomos de excelentes estratégias de rastreio do vírus e de tratamento das lesões por ele induzidos, desta forma, o cancro associado ao HPV pode ser evitado. 

Sentimo-nos também responsáveis ​​por apelar às várias instituições que trabalham em articulação com a Unidade de Colposcopia e Laser do Serviço de Ginecologia do HESE, nomeadamente os cuidados de saúde primários, para que continuem a dar passos neste sentido. É necessário unir esforços para que seja cumprido o Programa de Rastreio de HPV, assim como desenvolver estratégias para aumentar a taxa de cobertura vacinal. 

Por tudo isto apelamos aos profissionais de saúde, instituições, autoridades de saúde e todos os que estão envolvidos no processo de controlo da infeção pelo HPV a juntarem-se a esta celebração no dia 4 de março, Dia Internacional da Consciencialização do HPV”. 

Lara Caseiro, Ginecologista, Coordenadora da Unidade de Colposcopia e Laser do Hospital do Espírito Santo de Évora que realiza as consultas de patologia cervical de seguimento de rastreio do cancro do colo do útero.

 

http://www.arsalentejo.min-saude.pt/utentes/Rastreios/barccu/Paginas/barccu.aspx

Coordenação Regional do Programa de Rastreio Organizados no Alentejo 

​​